Menu Principal

Como economizar na venda de imóvel

Anuncie-seu-imovel-botao-1

De uns tempos para cá, principalmente por conta das crises nos país, as pessoas vêm se tornando mais conscientes em relação ao próprio dinheiro e economizando sempre que possível, afinal, economizar nunca é demais. Mas se engana quem pensa que só é possível fazer economia em compras, no caso de venda de imóveis, mesmo sendo um bem que será vendido, o proprietário tem que arcar com alguns valores, sendo assim, é interessante economizar o máximo possível!

opc__a__o-1 (1)

Obrigatoriamente na venda de imóvel existem impostos e taxas a serem pagos, como o Imposto sobre ganho de capital na venda de imóveis que deve ser pago caso a venda desse imóvel gere algum lucro, esse imposto é de 15% do valor total lucrado na transação. Existe isenção no pagamento do imposto caso o imóvel vendido seja o único de propriedade do vendedor e o valor de venda seja inferior a R$ 440 mil, caso o imóvel vendido tenha sido adquirido pelo vendedor antes de 1969, também existe a isenção do imposto se a quantia total recebida na venda seja usada para a aquisição de um outro imóvel no prazo de 180 dias.

Além do Imposto de Renda quem vende um imóvel deve pagar o ITBI, que é o Imposto de Transição de Bens Imóveis. O valor desse imposto varia de acordo com o município onde a propriedade está localizada. Aqui é possível conferir como é calculado o ITBI na cidade de São Paulo.

Além dos impostos têm os emolumentos na lavratura. A transferência da propriedade do imóvel é efetivada pela escritura que é lavrada pelo tabelião e isso também tem um custo.

Não bastasse isso tudo alguns proprietários na venda de imóveis chegam a pagar de 6% a 8% do valor total da venda para intermediários, que são os corretores/imobiliárias. Essa comissão depende do valor do imóvel, e pode ser equivalente ao preço de um carro, por exemplo. Porém, diferente dos impostos essa é uma quantia que é possível economizar através da negociação direta na venda de imóvel.

Caso possua um imóvel é possível negociá-lo diretamente, a legislação brasileira não exige que as negociações imobiliárias sejam intermediadas por corretores/imobiliárias. Sendo assim, é possível negociar por conta própria e ainda economizar e muito na venda de imóvel. Uma recomendação nas negociações diretas que um advogado seja consultado para não haver dúvidas nem erros.

Ainda pode existir alguma dúvida sobre como divulgar um imóvel sem ser em imobiliárias, e é aí que entra a Proprietário Direto, que é uma Proptech que conecta vendedores e compradores de imóvel, e para anunciar basta apenas pagar um dos planos de anúncio, que são muito mais em conta do que a taxa de comissão de corretagem.

caracolA Proprietário Direto é a 1ª PropTech do Brasil que conecta compradores e vendedores de forma direta e sem intermediários.

Anuncie-seu-imovel-botao-1