Menu Principal

Bairros históricos de SP

Anuncie-seu-imovel-botao-1

Conhecida como o centro financeiro do Brasil, a cidade de São Paulo tem muito mais a oferecer. E se engana quem está pensando que além disso SP se resume a restaurantes e baladas. A cidade também tem muita história para contar através de alguns de seus bairros históricos. Você sabe quais são eles?

bairroshistoricos

Conheça os bairros históricos de SP

1- Sé
O centro é sem dúvidas o lugar mais histórico de SP, afinal, foi lá onde a cidade começou e foi se expandindo até se tornar o que é hoje. Tudo começou com o Pateo do Collegio, que fica no centro da cidade e era o local onde os Jesuítas catequizavam os índios, também foi o ponto inicial da cidade, tudo que conhecemos hoje em dia como a grande metrópole foi se estendendo ao redor do Pateo do Collégio. Pelas proximidades também estão a Catedral da Sé, que dá nome à região, a catedral em estilo gótico é a mais famosa da cidade e possui o maior órgão da América Latina. Quase que vizinho ao Pateo do Collegio também está o Solar da Marquesa de Santos. É um ótimo lugar para conhecer um pouco da história de SP.

2- República
Juntamente com a Sé, o bairro da República forma o centro histórico de SP. No local que conhecemos hoje como Praça da República antigamente haviam treinamentos militares. Anos mais tarde, esse mesmo lugar foi palco da Revolução Constitucionalista de 1932. A parte histórica do bairro não se resume a isso, é no bairro da República que fica o imponente Theatro Municipal de São Paulo, a Biblioteca Mário de Andrade e o cruzamento mais famoso da cidade entre a Avenida Ipiranga e São João eternizado pela música de Caetano Veloso.

3- Luz
O Bairro da Luz, nos transporta para a época em que as pessoas viajavam de trem em São Paulo. A suntuosa estação da Luz hoje em dia é atendida pelo metrô e CPTM, que conta com um expresso turístico. Ainda na região da Luz, temos o Memorial da Resistência, que inicialmente foi erguido como o primeiro prédio da estação Sorocabana e hoje funciona como um museu sobre os anos de chumbo da ditadura militar no Brasil. Ainda pela região da Luz está a Pinacoteca do Estado de São Paulo.

4- Ipiranga
O bairro do Ipiranga dispensa apresentações, afinal ele está no hino nacional, foi nesse bairro, às margens do rio Ipiranga que Dom Pedro I declarou a independência do Brasil. Hoje, no local desse acontecido histórico existe um parque com um monumento e um museu (que está fechado com reabertura prevista para 2022). Porém, além disso o bairro do Ipiranga ainda preserva outras características históricas como alguns palacetes em suas ruas, dentre eles o que serviu de residência para Yolanda Penteado, que infelizmente não é aberto a visitações.

5- Mooca
Na região da Mooca fica o Museu da Imigração que inicialmente funcionava como hospedaria do imigrante para os imigrantes que chegavam à cidade de São Paulo. Bem próximo ao local ainda está preservada uma estação de Maria Fumaça que trazia os imigrantes até a cidade, inclusive é possível fazer passeios turísticos de Maria Fumaça no local.

caracolA Proprietário Direto é a 1ª PropTech do Brasil que conecta compradores e vendedores de forma direta e sem intermediários.

Anuncie-seu-imovel-botao-1