Comprar apartamento na planta causa um pouco de insegurança, afinal, você está investindo seu dinheiro em algo que ainda não existe. Mas com cautela e estando bem informado, os riscos de se adquirir um imóvel na planta diminuem. Veja alguns cuidados que o comprador deve ter.
*** As vantagens e desvantagens de se comprar um imóvel na planta
Faça vista grossa no contrato de compra do imóvel
A parte legal como o contrato e a escritura merece atenção profissional na hora de comprar um apartamento na planta. Tudo o que a construtora exige do comprador deve estar explícito por escrito, lá. Nada de acordos verbais, isso garante segurança para as duas partes. Por exemplo, o comprador pode checar se existe uma cláusula prevendo atraso da obra. Mesmo assim, ele pode recorrer apresentando comprovantes de que o atraso o prejudicou. O ideal é analisar o contrato com um advogado para ver o que se pode fazer caso a obra atrase. Se estiver no contrato, ok. Se não, é possível alegar dano moral mesmo que o atraso seja de um mês. É só provar que o atraso o prejudicou de alguma forma, explica o economista da Fundação Getulio Vargas, André Braz.
Fique atento às garantias que o comprador tem por lei
Existem três tipos de garantia previstas pelo Código de Defesa do Consumidor que podem evitar um bocado de dor de cabeça mesmo após a mudança para um imóvel que foi comprado na planta. Elas asseguram que o morador seja protegido por um período entre 90 dias e cinco anos de gastos que sejam de responsabilidade da construtora. As despesas são referentes a defeitos que se manifestam após a mudança mas que não são decorrentes do mau uso do apartamento. Entram na lista problemas de encanamento como vazamentos, válvulas hidráulicas deficientes, e pequenos defeitos como portas e janelas emperradas. Além de riscos mais sérios e abrangentes como a possibilidade de queda do elevador e alagamentos no subsolo.
Cheque se já houve casos de atraso com a construtora
Quando se fala em apartamento na planta é normal ficar com um pé atrás no início. Isso porque é normal ouvir histórias de construtoras que não cumpriram o prazo de entrega das chaves ou pior, faliram e nunca entregaram a obra. Verifique os antecedentes da construtora de seu apartamento.
Visite outros prédios feitos pela construtora
A verdade é que impossível ter a certeza de que tudo vai dar certo até estar com as chaves na mão e a dívida no banco quitada. Mas dá para diminuir os riscos e a insegurança checando a credibilidade e solidez da construtora.
Primeiro, veja se a construtora já fez outros prédios na cidade. Vá visita-los, converse com o síndico e os moradores e pergunte se a obra atrasou e se algo ficou diferente do que deveria. Depois, vá para o computador. No site do Tribunal de Justiça é possível acessar processos contra a construtora, ver se e por que ela é acusada. Por último, visite os sites de reclamação de consumidores e veja se a empresa está na lista de alguém e quais são as acusações feitas. Compre seu apartamento na planta com mais tranquilidade, sabendo que tudo dará certo.
*** Compre apartamentos na planta direto com o proprietário