Menu Principal

Alugar um imóvel pode ser uma boa escolha

pd_post19ago_01_blog

Não tem como fugir. Sempre existe aquele momento da vida, em que a pessoa se torna independente financeiramente e começa a procurar uma casa para chamar de sua. É nessa hora que vem à tona uma das perguntas mais difíceis de responder: comprar ou alugar um imóvel?

A maioria das pessoas acreditam que alugar um imóvel é sinônimo de jogar dinheiro fora, pois o valor investido durante o tempo de moradia nunca mais retorna para o bolso do locatário. Mas nem sempre essa teoria se aplica na vida de todos e cada caso deve ser analisado de forma específica.

Especialistas em educação financeira acreditam que antes de comprar um imóvel, os jovens devem aguardar até terem a carreira e a família completamente estruturadas. Afinal, é nessa época da vida que algumas grandes alterações acontecem, como mudança de cidade e aumento na família.

Além disso, alugar um imóvel também tem suas vantagens. Confira quatro motivos que fazem do aluguel um bom negócio para quem quer começar uma nova etapa da vida:

Flexibilidade: O aluguel permite que a pessoa possa mudar sempre que preciso – claro, respeitando o período acordado em contrato. Sendo assim, é a opção ideal para quem, geralmente, precisa acompanhar o trabalho e vive mudando de uma cidade para a outra.

Além disso, ele oferece a oportunidade de viver em uma propriedade com localizações e padrões que, na maioria das vezes, seriam inacessíveis na hora da compra.

Tranquilidade: A manutenção do imóvel é responsabilidade do proprietário, ou seja, uma preocupação a menos para o inquilino.

Agilidade: A documentação para alugar um imóvel é muito mais fácil de ser providênciada e, por isso, o tempo entre iniciar o contrato e ter a chave da propriedade é menor quando comparado com a compra de um.

Economia: Na maioria das vezes, a parcela do aluguel é bem mais em conta do que a prestação da casa própria. Assim, o inquilino pode economizar dinheiro e aplicá-lo em uma poupança, para que na hora de comprar o seu imóvel possa dar uma entrada maior e conseguir parcelas menores.

Outro fator que ajuda a economizar é que muitos imóveis disponíveis para aluguel também têm parte de seus móveis inclusos.