Menu Principal

6 pisos para apartamento

Escolher o piso do apartamento é uma tarefa importante, afinal, trocar pisos é bem mais difícil e trabalhoso do que trocar o sofá ou a mesa, por exemplo.
O piso do apartamento, além de combinar com a decoração de todos os cômodos, também deve ser de um tipo que seja de fácil manutenção para os moradores.

Confira alguns tipos de pisos ótimos para apartamentos

Laminado
Piso Laminado de Madeira

O piso laminado de madeira tem esse nome por ser feito de lâminas de madeira reflorestada com opções em várias cores, estando disponíveis em tonalidades das mais claras até as mais escuras, e aí vai do gosto pessoal do morador sobre qual escolher, os mais claros podem dar a impressão de mais espaço e um ambiente mais clean, e os mais escuros dão personalidade forte ao local. Com um piso escuro é aconselhável que os móveis também sejam mais escuros, para não ocorrer um contraste muito grande, principalmente se forem móveis de madeira. A limpeza do piso laminado é bastante simples, basta um aspirador de pó e um pano umedecido com água e produtos de limpeza, sem exagerar na quantidade de água, viu! Não é recomendada a utilização de cera ou produtos abrasivos para garantir a durabilidade do piso.

Piso Vinílico
Piso Vinílico

O piso vinílico é feito com resina de PVC e sua aparência imita a madeira, com a vantagem de que nenhum cupim vai querer se instalar nesse tipo de piso. Ele é ótimo para apartamentos, o barulho causado pelos atritos e até mesmo por pessoas e pets andando sobre ele é menor. Ele também está disponível em várias tonalidades, mas em geral são cores um pouco mais claras que a madeira. Esse piso é ótimo inclusive para colocar na cozinha, caso queira fugir daquele padrão de pisos frios.
A limpeza também é uma das mais fáceis, já que a poeira sai facilmente e um pano umedecido com água de detergente deixa o chão limpinho e cheiroso!

Tábua Corrida
Piso Tábua Corrida
O piso de tábua corrida é um dos mais bonitos e elegantes, porém não é nem um pouquinho sustentável já que é feito com madeira de lei da Amazônia, que são as madeiras mais caras e de mais qualidade. Esse tipo de piso também está disponível em tonalidades claras e escuras e geralmente são pisos muito brilhantes. Assim como o piso laminado, que também é de madeira, é preciso combinar os móveis com a tonalidade do chão e prestando muita atenção em contrastes, para que o aspecto seja bonito, e não desastroso!
Por se tratar de um piso delicado é importante varrer e não deixar nenhuma partícula sólida que possa arranhar a madeira. Também lave com um pano umedecido com água e produtos específicos para esse tipo de piso, uma dica é também usar um pouquinho de vinagre!

Taco
Piso de Taco

O taco, assim como a tábua corrida possui um custo mais elevado. A diferença entre eles é que o taco tem um ar mais vintage, já que foi tendência de decoração entre os anos 60 e 80. Esse piso forma uma espécie de estampa com a própria madeira e combina com decoração clássica, porém caso ache que seu apartamento vai ficar com um aspecto antiquado, vale a pena investir em móveis cheios de cores para dar um aspecto mais moderninho e diferente.
As instruções de limpeza são as que servem para todos os pisos de madeira, que incluem varrer, passar aspirador de pó e panos umedecidos com água e produtos específicos.


Porcelanato
Piso Porcelanato

O porcelanato é um tipo de piso frio que pode ser acetinado, polido, esmaltado e até amadeirado, que é uma opção mais barata aos pisos de madeira. Geralmente os porcelanatos são encontrados em tonalidades mais claras, é comum vermos esse tipo de piso em branco, mas também pode ser encontrado em preto ou azul, por exemplo. É um material que dá bastante luminosidade ao ambiente e também combina com móveis das mais variadas tonalidades. As desvantagens é que é um piso que suja muito fácil, e por ser piso frio também faz com que os barulhos causados por atritos ou objetos derrubados no chão, sejam mais altos. Por isso cuidado para não incomodar os vizinhos do andar de baixo!
A limpeza consiste em retirar a sujeira com uma vassoura ou aspirador de pó e um pano limpo com água e produtos específicos para o tipo específico de porcelanato.

Cerâmica

Piso de Cerâmica

O piso de cerâmica também é um piso frio que pode ser encontrado tanto liso quanto com texturas. A desvantagem desse piso é que além de também ser mais barulhento, sua a resistência e durabilidade nem sempre são das melhores, por isso é necessário consultar o PEI (resistência a abrasão) que vai de 0 a 5, onde o 0 é o menos resistente e o 5 é o mais resistente.
Para a limpeza, após tirar o excesso de partículas sólidas é permitido lavá-lo com água e produtos de limpeza.

E aí? Qual o seu preferido?