Blog Proprietário Direto
Casa e Decoração

5 dicas para montar o seu jardim de inverno

Compartilhar este post

pd_posts_27set_01_blog

Quem é apaixonado pelo verde e não consegue se desconectar da natureza nem dentro de casa, provavelmente  deseja ter um jardim de inverno. Embora a proposta, ao pé da letra, seja criar um espaço dentro do lar para lazer durante as épocas mais frias, o ambiente é usado frequentemente como recurso arquitetônico com projeção de luz e ventilação natural ou mesmo de decoração.

O ambiente também é ideal para quem não possui área externa ou espaço para cultivar plantas, como apartamentos ou pequenas casas. Que tal deixar a sua casa cheia de vida? Confira cinco dicas para construir seu próprio jardim de inverno:

1. Como construir?

A primeira coisa que você deve pensar ao decidir construir um jardim de inverno é qual a finalidade dele. A ideia é criar um ambiente para iluminação e ventilação, cultivar uma área verde ou todas as opções anteriores? Em cada caso, um tamanho diferente deve ser considerado. Além disso, a posição também depende do tipo de ambiente que você quer criar. Como o espaço provavelmente estará ligado à sala ou ao terraço, é bacana pensar em trocar a parede por vidros.

2. Local

O local escolhido para construir o ambiente não é apenas uma questão de opinião pessoal. O jardim de inverno precisa se adequar à sua casa, sem invadir o espaço útil. Em casas, geralmente, terraços e salas são os lugares mais usados para abrigar o jardim. Pouco utilizado, a área embaixo das escadas também pode ser utilizada. Já em apartamentos, é preciso pensar em um local próximo a uma janela. Se houver uma varanda, melhor: adeque o ambiente com portas de vidro.

Outros locais menos convencionais também podem acolher um jardim de inverno, como no hall de entrada, banheiros e corredores. A dica sempre é: escolha um local com claridade, que não atrapalhe a transição de pessoas e nem misture muito a decoração.

3. Decoração

Rústico, minimalista ou contemporâneo: aqui a escolha fica com você, desde que seja respeitado todo o ambiente onde o jardim de inverno for instalado. A partir de uma descrição inicial, você poderá escolher melhor qual decoração escolher. Para ornar com as plantas, é bacana usar pedras ou pedriscos, cascas de árvores, vasos (de concreto, vidro ou de cerâmica, por exemplo), lareiras, móveis (como mesa e cadeira), piso e painéis.

No caso da iluminação, é comum o uso de arandelas e espetos de luz. Se houver mais disposição de espaço, é possível colocar refletores e móveis maiores, como poltronas e mesas com cadeiras.

4. Vegetação indicada

O jardim de inverno é um ambiente fechado, logo a vegetação mais indicada para compô-lo é aquela com as plantas que reagem bem e se adaptam a áreas internas. Mas isso também irá depender de como o espaço estará em relação a luminosidade, tanto natural quanto artificial.

Alguns exemplos dos mais usados são: raphis, samambaia, palmeira-camedória, a lança-de-São-Jorge, como lírio da paz, antúrio, comigo-ninguém-pode e bromélias de sombra. Caso a ideia seja cultivar uma pequena horta, você pode optar por salsa, cebolinha, manjerona e chás como hortelã, melissa e boldo.

5. Manutenção

Assim como no convencional, o jardim de inverno merece atenção especial. Retire sempre as folhas mortas, aplique fungicidas e adubos ideais para cada tipo de planta. Para regar, também se atente a cada espécie e suas necessidades.

Um bom paisagista pode ajudar você a criar um projeto de jardim de inverno sob medida para o seu imóvel!  E se você tem uma empresa de paisagismo e deseja atrair novos clientes, aproveite faça o seu cadastro na Proprietário Direto Reformas e Projetos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Screen-Shot-2019-05-21-at-5.04.38-PM-550x62.png

Compartilhar este post