Blog Proprietário Direto
Negociação de Imóveis

Entenda o que é amortização de financiamento e como usá-la

Compartilhar este post

Há muitas maneiras diferentes para se efetuar o pagamento de um imóvel. Um dos caminhos mais conhecidos e utilizados é o financiamento. A grande questão é quanto tempo esse pagamento vai durar. Em caso de longo prazo, como 20, 30 anos, é cabível utilizar a amortização.

Botão Anuncie seu Imóvel - Verde

A prática consiste em adiantar o pagamento de parte do valor financiado ao banco. Isso reduz o saldo devedor do imóvel, diminui os juros, e torna mais rápida a quitação da propriedade. O comprador também pode amortizar o financiamento através do FGTS, a cada dois anos.

Parcelas

Desde o início do prazo, as parcelas de um financiamento imobiliário são compostas por três cobranças básicas: a principal (valor que você pegou emprestado), os juros e os encargos – como seguros e taxas. É importante o comprador saber que apenas o saldo devedor pode ser amortizado. Ou seja, apenas o valor que foi emprestado pelo banco.

A amortização é tão comum no mercado imobiliário que alguns sistemas já são consolidados. Um dos mais usados atualmente é o SAC (Sistema de Amortização Constante), no qual o valor amortizado mensalmente é contínuo, como o próprio nome diz. O diferencial aqui fica por conta do preço de cada parcela: são pagos mais juros no início do que no final, tornando menores os valores das últimas parcelas.

Prazo x Parcelas

Como o comprador está pagando antes o valor que seria cobrado posteriormente, pagará menos no fim do processo. Outra vantagem da amortização é poder escolher qual a melhor forma de aliviar o pagamento de acordo com o seu planejamento financeiro: abaixar o valor das parcelas gradativamente ou diminuir o prazo para quitar o saldo devedor.

Caso as parcelas não sejam tão pesadas em relação à situação financeira do comprador, o ideal é amortizar para reduzir o prazo e se livrar logo da dívida. Se, por outro lado, as contas estiverem pesando no final do mês, a melhor opção é reduzir o valor das parcelas e manter o prazo. No entanto, o comprador deve se atentar, pois pode haver um saldo residual, que pode aparecer até o fim do prazo estipulado anteriormente.

Proprietário Direto

A Proprietário Direto é uma plataforma que usa tecnologia para revolucionar a forma de fazer negócios no mercado imobiliário. Aqui é possível anunciar seu apartamento, casa ou outro imóvel, negociar direto com o comprador e economizar os 6% da comissão da imobiliária ou corretagem.
Tudo isso de uma maneira fácil, rápida e segura!

Botão Anuncie seu Imóvel - Verde
Compartilhar este post