Blog Proprietário Direto
A vizinhança que você deve evitar ao comprar uma casa
Venda e Aluguel

A vizinhança a evitar ao comprar um imóvel

Compartilhar este post

Quando pensamos em comprar uma casa nova, ou o nosso primeiro imóvel, normalmente idealizamos o lugar dos sonhos: aconchegante, espaçoso. Algo que comumente fica láaa no fim da lista de prioridades é ter uma boa vizinhança.

Mas não deveria ser… Uma vizinhança agradável tem grande influência na qualidade de vida dos moradores de uma casa. E quando falamos em vizinhança, nos referimos a tudo o que um imóvel, não somente pessoas.

Veja dicas do que se atentar antes de encontrar o lugar ideal para você:

#1. Barulho de rodovia

Se a sua nova casa ou apartamento for perto de estradas, rodovias ou ruas movimentadas, a melhor maneira de saber se você terá que lidar com muitos ruídos ali é caminhar pelo bairro em diferentes horários, principalmente se a umidade estiver alta.

Isso porque os ruídos se movem mais rapidamente através do ar úmido. Pode ser surpreendente o quanto podemos nos sentir mais próximos de uma estrada, mesmo que ela seja distante, quando o som se transporta rapidamente.

#2. Ruído industrial

Faça um passeio ao redor da vizinhança para procurar por atividades industriais. Dê especial atenção para as grandes construções metálicas com portas de rolagem.

As portas podem estar fechadas no tempo frio ou chuvoso, escondendo o barulho que vem de dentro. Mas durante o verão, quando as portas estão abertas, talvez você possa se sentir no meio da linha de produção de uma empresa, mesmo estando no seu quarto.

Este problema vem aumentando com o crescimento das cidades. Especialmente em imóveis residenciais construídos em localidades que antes eram exclusivamente zonas industriais.

As indústrias podem ser péssimos vizinhos para sua nova residência.
Foto: internet / As indústrias podem ser péssimas vizinhas, se atente aos ruídos que elas produzem

#3. Tráfego industrial

Onde há indústria, há carretas que fazem cargas e descargas. Há também grande fluxo de pessoas.

Se há um parque industrial perto de onde você quer viver, de uma volta pela vizinhança e veja como é a rotina de trabalho.

A pergunta que você precisa responder é: o tráfego na região é grande a ponto de você sentir incômodo e poder se arrepender da mudança? Se você hesitar na resposta, talvez seja preciso reconsiderar e escolha.

#4. Pátios ferroviários

Um pátio ferroviário (local onde trens são guardados) próximo pode parecer nada mais do um grande espaço aberto silencioso. Mas as manobras de locomotivas em marcha lenta podem fazer um barulho muito alto, especialmente tarde da noite ou durante os períodos de alta umidade.

#5. Sucatas

Sucatas como madeiras, minas de cascalho, pedras e outros entulhos há algum tempo atrás costumavam ser depositados em lugares mais distantes dos centros urbanos, mas aos poucos estão invadindo localidades centrais. Informe-se sobre possíveis locais de despejo na sua vizinhança.

#6. Caixas d’’água

Uma caixa d’’água normalmente é recarregada durante a noite, quando a demanda é menor. Às vezes, a recarga pode ser tão silenciosa que você sequer saberia que a torre está mesmo ali.

Em outras, no entanto, o bombeamento de água produz uma pulsação constante, enlouquecedora.

Neste caso, vizinhos nem sempre são uma boa fonte de pesquisa, pois podem ter se adaptado aos ruídos. Por isso, melhor você verificar a área individualmente, no período noturno.

Pesquise atentamente antes de tomar a sua decisão

Muitos desses “vizinhos” indesejados conviverão com você por muito tempo se, ocasionalmente, estiverem presentes em seu novo bairro.

Por isso, antes de decidir pela compra, pesquise muito. E desconfie de localidades em que o preço está muito abaixo da tabela, porque podem vir acompanhados com surpresas indesejáveis.

Além de fazer um raio-x da vizinhança, procure na internet informações sobre seu novo bairro. Você pode encontrar também informações sobre violência, incidência de uso de drogas e outras informações omitidas ou desconhecidas das pessoas que vivem ou trabalham na vizinhança.

Como diz o ditado popular: “É melhor prevenir do que remediar”. Pesquise imóveis para negociação direta na nossa plataforma. E conheça mais sobre alguns dos principais bairros das capitais brasileiras aqui no nosso blog.

Compartilhar este post