Blog Proprietário Direto
Direto com o Proprietário

Vender um imóvel sem intermediários: 8 dicas essenciais

Compartilhar este post

vender-um-imovel-sem-intermediariosVai vender um imóvel sem intermediários? Confira abaixo oito dicas essenciais para que sua venda seja rápida e perfeita.

*** ProprietárioDireto: a primeira rede social para quem quer comorar e vender um imóvel sem intermediários

Estabeleça um preço realista

Pesquise no mercado local, pergunte na região por quanto foram vendidos imóveis parecidos. Se você estiver vendendo um apartamento, informe-se no prédio por quanto foi vendido o último. Depois de ter uma média, coloque na balança a situação do imóvel. Reforma, mobília, projetos de decoração, quantidade de armários embutidos: itens assim incrementam o preço. Já imóveis mais antigos, que precisariam de uma reforma, terão um valor reduzido. Seja coerente com o preço que você quer colocar para seu imóvel à venda.

Verifique se as contas do imóvel estão em ordem

Não há nada mais desagradável do que iniciar uma negociação de compra de imóvel e descobrir, no meio do caminho, que o bem não está regularizado com a prefeitura. Por isso, antes de colocar seu imóvel à venda, verifique a situação dele. Débitos com IPTU, água, luz e gás devem estar quitados.

Pequenos reparos que são essenciais

Reformar um imóvel para vendê-lo sempre é uma boa opção, mas caso não esteja dentro de suas possibilidades, promova ao menos pequenos reparos no local, como renovação da pintura e ajustes em geral: torneiras gotejando, ralos entupidos, infiltrações. Se precisar trocar algum acessório, essa é a hora. Os gastos são pequenos e valem a pena. Visitar um imóvel à venda sem estes pequenos defeitos fazem uma diferença e tanto para quem está avaliando o local.

Tire boas fotos

Imóvel arrumado? Hora de tirar fotos. Prefira dias de sol, com bastante luz, e de preferência na parte da manhã. Abra todas as janelas e posicione-se sempre na mesma direção da luz – e não contra ela -, assim você consegue fotos bem iluminadas e bonitas. Tire várias, de diferentes posições, sem medo de exagerar. Boas fotos dão uma boa ajuda na venda do imóvel.

Anuncie seu imóvel

Fotos na mão? Hora de anunciá-lo na Proprietário Direto, o maior site para quem quer vender um imóvel sem intermediários. Cadastre-se no site, escolha seu plano e preencha os dados de seu imóvel. Seja específico, não se esqueça de mencionar informações úteis e básicas, tais como metragem exata, número de dormitórios, suítes, banheiros, banheiro social, de serviço, dependências de empregada, número de garagens, armários embutidos, estrutura do condomínio. Mencione também diferenciais de seu imóvel à venda: se recebe sol pela manhã, se tem algum projeto arquitetônico bacana… Informe o preço da venda, mas caso você esteja aberto a negociar, deixe claro no texto explicativo.

Comunicação cordial e eficaz

Uma vez anunciado seu imóvel, esteja preparado para receber contato de interessados. Normalmente, eles querem tirar algumas dúvidas antes de dar um passo maior na negociação. Tente responder a todas às mensagens com rapidez (não demore mais de um dia) e mantenha sempre uma comunicação gentil e cordial. Ao vender um imóvel sem intermediários, é preciso lembrar-se de algumas regrinhas básicas de comércio. Você compraria algo numa loja de um vendedor antipático? Seja o vendedor pelo qual você gostaria de ser atendido caso estivesse comprando algo.

Prepare o imóvel para receber visitas

Imóvel à venda tem de estar limpo, sempre. Ao receber a visita de um comprador em potencial, abra todas as janelas, deixe a luz entrar e o ar ventilar. Caso você ainda esteja morando no local, arrume a casa e livre-se de bagunças. Louça suja na pia nem pensar. Toalha estendida no box do banheiro também não ajuda. Deixe seu possível comprador à vontade: mostre os cômodos um a um, forneça informações importantes e depois permita que ele caminhe pelo imóvel livremente, para botar reparo nos detalhes que quiser.

Esteja aberto a diferentes propostas

Vender um imóvel sem intermediários significa receber todas as propostas de interessados sem que alguém as filtre por você. Antes de colocar seu imóvel à venda, faça uma reflexão: quais condições de pagamento eu estaria disposto a aceitar? Permuta, pagamento parcelado e até quanto você diminuiria o valor do seu imóvel à venda. Seja um bom negociador: receba as diferentes propostas com tranquilidade, avalie-as, e caso conclua que não são interessantes pra você, responda ao interessado dizendo de que maneira você gostaria de fechar o negócio. Antes de dar o negócio como perdido, faça uma contraposta.

Compartilhar este post