Menu Principal

Será que estou preparado para financiar um imóvel?

pd_posts_02set_blog

É chegado um momento na vida em que a independência financeira bate à porta e a primeira decisão que as pessoas querem tomar é a de comprar aquele imóvel tão sonhado. A verdade é que essa deve ser uma questão muito bem pensada.

Em entrevista para o site Exame, o consultor Mauro Calil, fundador da Academia do Dinheiro, deu algumas dicas de como saber identificar se chegou ou não o momento de realizar o sonho da casa própria.

A primeira questão levantada por Mauro são os valores. O especialista afirma que antes de optar pela compra é preciso analisar o valor da renda mensal e o da parcela do financiamento. Caso a parcela tenha um valor 20% maior do que o orçamento mensal, o ideal é deixar a compra do imóvel para uma ocasião mais favorável. Nesse momento, os números mostram que a atual situação financeira não está preparada para comportar um investimento tão alto.

Outro fator que deve ser levado em consideração é a carreira. Você é novo na empresa? Tem um emprego sólido? Corre o riso de ser transferido de uma cidade para a outra? Todas essas questões devem ser analisadas antes de optar pela compra de um imóvel.

Por isso, antes de entrar de cabeça em um financiamento é preciso ter certeza de que leva uma vida pessoal, profissional e financeira estável. Quem ainda não encontrou essa estabilidade, deve decidir pelo aluguel, que, muitas vezes, é um bom negócio.