Blog Proprietário Direto
Venda e Aluguel

Saiba como tirar o RGI do seu imóvel

Compartilhar este post

Você encontrou o imóvel perfeito e já está arrumando as malas? Calma! Antes de qualquer coisa, é importante saber que há processos burocráticos para a venda e compra de propriedades

Botão Anuncie seu Imóvel - Verde

Uma das primeiras coisas a se pensar é em como registrar o imóvel e quanto isso vai lhe custar, certo? Para facilitar o processo, existe um documento chamado Registro Geral de Imóveis, o RGI. Neste artigo, vamos explicar o que é o RGI e como tirá-lo.

O que é RGI?

O Registro Geral de Imóveis é um documento que coloca o imóvel no nome de quem vai comprar, independente da forma da negociação. Ou seja, à vista ou financiada, a propriedade precisa ser regularizada e transferida para o nome da pessoa que será responsável por ela após a sua quitação. Essa formalização é muito importante e oficializa a compra ou venda de imóveis.

Como tirar o registro?

Após terminar de pagar pelo imóvel, o comprador deve ir ao Registro de Imóveis e solicitar que a propriedade seja colocada em seu nome. Para que isso aconteça, é necessário levar RG, CPF e Certidão de Casamento.

É importante também reservar dinheiro, pois esse serviço é pago e, dependendo do valor do imóvel, o registro pode não ser muito barato, pois é correspondente a um percentual do valor total do imóvel. Para comprovar que o imóvel foi vendido para o solicitante do registro, o cartório pede que seja levada também a escritura ou contrato de compra.

Quanto custa?

O comprovante de pagamento ITBI (Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis) é cobrado e varia de cidade para cidade. Em São Paulo, o preço é referente a 2% do valor venal do imóvel, preço estimado pelo Governo, com base na Certidão de Dados Cadastrais do Imóvel, presente nos Registro de Imóveis. Ou seja, não é o mesmo valor pago na propriedade. Caso queira descobrir antes de ir ao cartório, os preços estão disponíveis no site da prefeitura da sua cidade.

Depois de pagar pelo comprovante da compra e levar toda a documentação ao Registro de Imóveis, será a vez de arcar com uma outra taxa, desta vez para registrar. Da mesma forma que o ITBI, o cálculo é feito com base no valor de venda do imóvel e é diferente em cada Estado.

É possível consultar uma tabela, fornecida pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil. O nome da pessoa que é a nova proprietária estará no Registro de Imóveis cerca de 30 dias após a comprovação do pagamento de todos os impostos e taxas.

Proprietário Direto

A Proprietário Direto é uma plataforma que usa tecnologia para revolucionar a forma de fazer negócios no mercado imobiliário. Aqui é possível anunciar seu apartamento, casa ou outro imóvel, negociar direto com o comprador e economizar os 6% da comissão da imobiliária ou corretagem.
Tudo isso de uma maneira fácil, rápida e segura!

Botão Anuncie seu Imóvel - Verde

Veja algumas histórias reais de quem comprou e vendeu pela Proprietário Direto:

 Proprietária vende seu segundo imóvel através da Proprietário Direto
 Nancy comprou seu imóvel em 1 semana negociando diretamente
 Proprietário vende imóvel diretamente em 3 meses e economiza R$ 24 mil
 Imóvel vendido em apenas um mês pela Proprietário Direto
 Piloto economiza cerca de R$ 42 mil ao vender apartamento sem intermediação
Botão "Ninguém negocia o seu imóvel melhor que você" na cor azul.
Compartilhar este post