Blog Proprietário Direto
Casa e Decoração

Reforma em tempos de crise

Compartilhar este post

O país está passando por um momento de crise que está afetando muitas pessoas e, em momentos como esses, economizar é fundamental. Mas, talvez bem nesse momento inoportuno sua casa ou apartamento esteja precisando de uma reforma. Então o que fazer?

reforma
Planejamento
O planejamento deve ser o primeiro passo. Separe algum tempo, defina o que é realmente necessário ser feito e quais são as prioridades. Problemas com encanamento e fiação elétrica são exemplos do que deve ser priorizado, pois são problemas estruturais.

Orçamento
Depois de planejada defina o orçamento da reforma. Caso seu orçamento seja pequeno reveja o planejamento e só faça o que for realmente necessário. Se possível separe alguma parte desse dinheiro para gastos de emergência ou algo fora do planejamento, por exemplo.

Projeto
Consulte mais de um profissional e opte por aquele que tiver o valor mais próximo do seu orçamento, talvez nessa etapa sejam necessárias alterações no orçamento, mas procure se manter o mais próximo possível do valor estipulado. Embora a palavra de ordem seja “economizar”, procure sempre contratar um bom profissional, que pode ser um engenheiro ou um arquiteto, por exemplo.  Com um profissional adequado acompanhando a obra você economiza, pois tudo será feito seguindo um projeto.

Pesquise

Peça ao profissional contratado indicações de diferentes marcas dos materiais necessários na reforma. Pesquise na internet e em diferentes lojas os preços desses materiais. Dessa forma é possível conseguir bons preços.

Cronograma
Estabeleça prazos para os empreiteiros, e defina isso num contrato por escrito para que sua obra não demore mais tempo do que o previsto, de maneira que você terá mais gastos com os empregados contratos para realizá-la.

Para economizar mais ainda, que tal pesquisar por um imóvel na ProprietárioDireto?

Compartilhar este post