Menu Principal

Qual a documentação necessária para o aluguel do imóvel?

Após encontrar o imóvel ideal e negociar diretamente com o proprietário, muitas pessoas podem ter dúvidas quanto à documentação necessária para realizar a locação do imóvel, tanto os donos quanto os inquilinos. Para não haver mais dúvidas, vamos fazer a relação dos documentos necessários do inquilino e do fiador para o aluguel de imóvel feito por pessoa física.

documentosaluguel
Fonte Imagem: http://www.businessnewsdaily.com/

Confira qual é a documentação necessária para o aluguel de imóveis:

Inquilino

RG e CPF
Esses documentos são necessários para a comprovação da identidade do locatário, para que se tenha certeza de que a pessoa que está alugando o imóvel é realmente quem ela diz ser.

Certidão de Casamento
A certidão de casamento é necessária para comprovar o comum acordo do casal em alugar o imóvel em questão.

Comprovante de rendimento
Faz parte da documentação o comprovante de rendimento, pois o inquilino deve comprovar que possui meios de arcar com o valor do aluguel. É necessário que esse rendimento seja  superior a três vezes o valor do aluguel líquido.

Comprovante de residência
Pode até parecer estranho que uma pessoa interessada em alugar lugar para morar tenha que apresentar um comprovante de residência, mas esse documento é necessário para comprovar o domicílio do locatário e também o histórico de locação se o antigo imóvel tiver sido locado.

Imposto de Renda
Essa é outra maneira de provar que o locatário tem condições de pagar o valor do aluguel do imóvel.


Fiador

RG e CPF
O fiador precisa apresentar o RG e o CPF pelo mesmo motivo do inquilino, para provar a sua identidade.

Certidão de Matrícula atualizada do imóvel
Esse documento comprova que o imóvel de fato existe e que pertence ao fiador.

Comprovante de residência
É necessário o comprovante de residência do fiador para a comprovação de que ele reside no local citado.

Além de toda essa documentação é sugerido que o locador fique atento à algumas questões mais, como consultar o CPF do locatário do SERASA e que também consulte certidões forenses do potencial inquilino para saber sobre sua saúde financeira e se já não teve processo de despejo e/ou cobrança de alugueis.

Após realizar essa análise, se tudo estiver correto, o contrato de locação poderá ser feito e assinado com firma reconhecida pelas partes.

Agora que você já sabe qual é a documentação necessária para alugar um imóvel, que tal anunciar na ProprietárioDireto? E se você está procurando uma casa ou apartamento para alugar, a Proprietário Direto também é o lugar certo!

 

Colaboração www.moraeslerio.com.br/

Anuncie-seu-imovel-botao (1)