Blog Proprietário Direto
Negociação de Imóveis

Posse fracionada permite comprar imóveis luxuosos por preços acessíveis

Compartilhar este post
Casal de homem e mulher brancos e louros, com filha também loura, sentados na grama em frente a um sobrado de madeira
Foto: internet / Se interessou por um imóvel muito caro? A posse fracionada por ser a solução

A posse fracionada é um conceito inteligente de comercialização imobiliária que permite reunir diversos compradores para uma mesma propriedade. Feito isso, cada um paga por uma cota do imóvel e todos os envolvidos têm direito de uso sobre ele.

Esse modelo de compra, que é muito utilizado na Europa e nos Estados Unidos, vem ganhando cada vez mais espaço no mercado imobiliário brasileiro, principalmente, quando o assunto são as propriedades utilizadas para lazer.

Como os investimentos são divididos, a posse fracionada permite que a pessoa adquira bens luxuosos, como casas de praia em Resorts, que ela não teria a oportunidade de pagar sozinha. Assim, ninguém precisa gastar muito dinheiro em um imóvel que seria utilizado apenas algumas vezes ao ano, provavelmente, durante as temporadas de férias.

Os imóveis podem ser compartilhados por até doze pessoas e cada uma tem o direito de passar de duas a cinco semanas aproveitando todo o luxo e conforto da propriedade. Vale lembrar que a estadia deve ser agendada com antecedência.

É preciso tomar alguns cuidados

Na hora de fechar o negócio, a compra das frações é realizada por meio de um contrato de concessão real de direito de uso.

É preciso prestar muita atenção em todas as clausulas desse documento, principalmente na parte que explica quais serão as normas de uso da propriedade. Essa descrição é muito parecida com as regras de um condomínio, encontradas no contrato de compra e venda de um apartamento negociado utilizando o modelo tradicional.

Com informações da revista Exame*

Que tal comprar um imóvel junto a amigos e familiares? Encontre o local ideal para vocês na Proprietário Direto.

Compartilhar este post