Menu Principal

Pequenas reformas e reparos: o que fazer e o que não fazer

Todo mundo quer deixar a casa ou o apartamento mais bonito, não é? Porém, algumas vezes são necessários alguns reparos, muitas vezes são pequenas reformas. Mas o que dá e o que não dá para fazer sozinho em casa? No que é necessário ajuda de um profissional?

reformasereparos

Conversamos com o arquiteto Felipo Teles de Souza que nos deu algumas dicas sobre o que é possível fazer por conta própria e o que é arriscado.
Ele ressalta que antes de fazer uma reforma é necessário se informar qual indicação técnica é precisa, pois muitas vezes existe a necessidade de um acompanhamento, é preciso contratar um arquiteto ou até mesmo é necessário um atestado de responsabilidade técnica que é fornecido por um engenheiro.

É possível fazer sozinho

Pintura
Pintar as paredes é algo que é possível fazer sozinho e que deixa o imóvel com uma aparência bem mais bonita. Dá para fazer uma pintura que deixe o ambiente mais moderno, ou então que deixe o lugar mais clean.  Porém, só se a parede estiver em bom estado, caso contrário é necessário contratar um profissional

Iluminação
A iluminação, assim como a pintura faz bastante diferença, principalmente para quem quer expor o apartamento para a venda e/ou aluguel. Parece algo simples, mas uma boa iluminação valoriza muito. Então, se alguma lâmpada estiver queimada é possível facilmente trocá-la sem precisar da ajuda de um profissional e assim deixar o ambiente mais bonito e valorizado.

Adesivar e envelopar
Hoje em dia muita gente está adesivando e envelopando muitas coisas. Existe um adesivo pronto chamado vinílico para aplicar na parede e ter uma decoração mais bonita, quem disse que vinílico era só para o piso, não é mesmo?
Muita gente está adesivando a geladeira, se ela está antiga e com a pintura desgastada, é muito fácil dar um aspecto novo para ela, muitos sites fornecem envelopamento de geladeira.
Também é possível adesivar vidros e até azulejo, existem adesivos prontos com o formato do azulejo para colar em cima dele.  Existe um produto chamado Forrorama que são placas plásticas adesivas para revestir a parede. Tudo isso é possível fazer sozinho em casa, mas sempre verifique as instruções de aplicação desses materiais!

Restaurar móveis antigos
A decoração também ajuda muito na aparência do imóvel. Então, caso tenha aquele móvel antigo que já está ficando sem graça, ou até mesmo ficando mais feio. É possível fazer uma pintura nesse móvel e deixá-lo mais bonito.

 

Posso fazer, mas pode ser arriscado

Elétrica
Você até pode mexer na elétrica sozinho, porém somente se tiver algum conhecimento. Caso não entenda muito bem do que está fazendo, chame alguém que entenda, pois problemas com a elétrica são alguns dos mais frequentes entre os reparos que as pessoas tentam fazer sozinhas e têm problemas como queimar aparelhos, ou estourar o fusível, por exemplo. Por isso, se você não tem conhecimento nenhum é arriscado, procure um profissional.

Trocar peça de azulejo
Caso você tenha uma peça de azulejo danificada em seu imóvel, é possível trocar sozinho sem a ajuda de um profissional, na internet mesmo existem tutoriais que ensinam a fazer isso, mas cuidado, você pode estar colocando sua conta em risco. Na dúvida, sempre converse com um profissional.

 

Não é recomendado fazer sozinho

Trocar piso de madeira
O piso do apartamento é algo que é bastante notado, mas mesmo que pareça simples fazer isso sozinho, não é recomendado, pois caso uma das placas sejam danificadas, pode ser necessário trocar o piso inteiro, principalmente em apartamentos antigos, onde dificilmente é possível achar um piso do mesmo tipo.

Quebrar a parede/ abrir um nicho
Abrir um nicho na parede sem ajuda profissional é bastante arriscado, pois existe o risco de atingir um cabo de energia ou de gás e aí o prejuízo e o estrago serão grandes.

Vaso sanitário
Um vaso sanitário muito velho ou que esteja apresentando defeitos deve ser trocado, mas esse é um procedimento muito complicado e, por esse motivo, é altamente recomendada a contratação de um profissional. E em apartamentos procure um profissional que esteja acostumado em realizar esse serviço em prédios, pois a tubulação é diferente.

E aí, os reparos que você está pensando em fazer na sua casa são simples ou mais complicados do que pareciam ser?

Felipo é arquiteto e atua em São Paulo

Quer mais dicas? Acesse www.consulteumarquiteto.com
Para contato e orçamentos consulte@consulteumarquiteto.com

Vender Apartamento