Menu Principal

O que os solteiros precisam saber antes de comprar imóvel

É solteiro e está pensando em comprar uma casa? Aqui estão algumas dicas que podem ajudar

A família vem mudando. Cada vez mais as pessoas estão se casando mais tarde na vida e, vivendo mais tempo sozinhas. Se no Brasil, o fato de sair da casa dos pais era improvável antes do casamento, hoje isso é um fato cotidiano.

E, hoje com separações e novas modalidades de uniões, que até bem pouco tempo atrás eram inaceitáveis e inapropriadas, as indas e vindas em relacionamentos se tornou algo comum.

Isso significa que, mais e mais pessoas solteiras estão comprando casas, seja para viverem sozinhos, ou para saírem da casa dos pais enquanto ainda não se casam.

Se você faz parte do perfil das pessoas solteiras que estão buscando comprar um imóvel, aqui estão algumas coisas para levar em consideração.

#1. Morar sozinho não significa morar em um condomínio

Há pouco tempo atrás quem fosse comprar uma casa sozinho buscava logo uma quitinete em um prédio com muitos benefícios (lavanderia, arrumadeira e etc.), por conta das facilidades que os solteiros preferiam.

Além disso, condomínios ainda dão aos seus moradores a vantagem de não se preocupar com detalhes como fachadas, infraestrutura, gramados e iluminação de áreas comuns.

Hoje isso já não é mais uma verdade incontestável. Hoje as pessoas estão procurando por outras oportunidades, que incluem:

  • Espaço livre para permitir a expansão do imóvel futuramente para filhos, companheiros e etc.
  • Quartos e cômodos extras para alugar, montar um home office, ou até mesmo receber visitas.
  • Ter espaço livre para cães, gatos e outros animais.

Hoje, com os imóveis nas regiões centrais aumentando vertiginosamente, os espaços de imóveis mais distantes, maiores e, mais baratos, vem chamando a atenção dos compradores.

Nem sempre optar por uma quitinete num condomínio é a melhor opção.

Nem sempre optar por uma quitinete num condomínio é a melhor opção.

#2. Faça inspeções no imóvel e exija garantias

Grande parte dos assuntos que assustam quando falamos sobre a compra de uma propriedade são os riscos em torno de coisas que podem dar errado e fugir do controle.

As pessoas têm medo e não sabem, em grande parte, o que fazer quando algo der errado com a casa. Muitas vezes, problemas escondidos em casas e apartamentos podem colocar os compradores em situações complicadas.

Há algumas ferramentas que você pode usar a seu favor quando o assunto combater os riscos. Antes de mais nada, as inspeções no imóvel são muito úteis para isso.

Elas cobrem e previnem quaisquer tipos de falhas fatais em que a transação possa esta ligada.

Se você está pensando em comprar uma casa, enxergue a inspeção como uma oportunidade de passar mais alguns momentos na casa, descobrindo suas imperfeições, antes de avançar com o negócio.

Assim, você está consciente da situação deu imóvel e sabe qual é a condição da casa ou apartamento que pretende comprar, evitando surpresas indesejáveis.

#3. Consulte profissionais experientes antes de comprar imóvel

Muitas vezes você é solteiro, mas está pensando em comprar um imóvel em inventário, dividir a compra com um amigo e/ou parente e até mesmo com um companheiro.

Essa alternativa pode até parecer uma ótima saída para comprar um imóvel melhor ou mais caro. Mas, será que isso é uma boa ideia?

A compra em conjunto, ou a compra de um imóvel com problemas, pode até parecer vantajoso no momento, por ser menos oneroso, mas pode se tornar uma pedra no seu caminho, no futuro próximo.

Se você optar por comprar um imóvel em alguma dessas condições, invista tempo para buscar informações sobre como proceder e como resolver com antecedência problemas e imprevistos para evitar conflitos mais tarde.

Consultar profissionais qualificados nunca é demais e, informações sobre condições legais de compra dos imóveis sempre são importantes.

Quando falamos sobre profissionais qualificados, estamos nos referindo ao advogado. E o advogado, e não nenhum outro profissional, a pessoa qualificada para dizer a real situação de um imóvel. Por isso você nunca deve adquirir um imóvel sem antes conversar com um advogado.

Afinal, é muito mais fácil investir tempo em conhecimento do que perder dinheiro por decisões tomadas inadvertidamente.

Consulte profissionais experientes antes de dar sequência à compra.

Consulte profissionais experientes antes de dar sequência à compra.

Só compre os imóveis depois de receber todas as informações pertinentes

Nunca compre um imóvel no ímpeto ou por impulso. É muito importante ter todas as informações pertinentes antes de optar pela compra.

A compra de um imóvel é uma dívida relativamente grande, independente de você estar financiando ou comprando à vista, a sua compra precisa ser feita com base em pesquisas e informação.

O investimento de tempo em informação para tomar a melhor decisão é sempre válido e, o aprendizado vai ajuda-lo no futuro com problemas e novos investimento.

Nunca mergulhe na compra de uma casa sem informação, ou motivado pelo desejo. Agora que você já sabe o que precisa fazer antes de comprar o seu imóvel, pesquise sua nova casa em São Paulo.