Blog Proprietário Direto
Venda e Aluguel

O que considerar antes de comprar um imóvel no litoral

Compartilhar este post

Uma casa na praia é o sonho de muita gente. Ter um lugar para ir com família e amigos durante as férias de verão, finais de semana, feriados. Porém, é preciso levar em conta alguns pontos antes de comprar um imóvel no litoral, para que esse novo investimento não se torne uma dor de cabeça no futuro.

Botão Anuncie seu Imóvel - Verde

Casa na praia, toda aberta, com amplas janelas de vidro, em madeira de cor clara e móveis na cor bege claro
Foto: Casa Vogue / Se atentando a alguns pontos, uma casa de praia pode ser um ótimo investimento para usufruir ou investir

Saiba o que levar em consideração quando for comprar um imóvel no litoral:

Valor do imóvel

Primeiramente, é preciso verificar se o preço do imóvel pelo qual se interessou está dentro de seu orçamento e possibilidades para não adquirir uma dívida inviável futuramente.

Distância da praia

Este é um item de grande importância para muita gente que quer comprar um imóvel no litoral, pois dependendo da distância em que ele está localizado, será necessário ir de carro ou transporte público até a praia.

Além disso, a proximidade da praia pode influenciar, entre outras coisas, na conservação do imóvel. Casas ou apartamentos mais próximos da praia são práticos em relação ao deslocamento. Mas costumam apresentar mais degradação em móveis e na estrutura em função da maresia.

Ponta de uma casa de frente para o mar com uma piscina de borda inifinita do lado esquerdo
Foto: internet / A proximidade da praia pode interferir, entre outras coisas, na conservação do imóvel

Infraestrutura do bairro

A infraestrutura do bairro também é um ponto a ser levado em consideração. Facilidades como mercados, farmácias, restaurantes e lojas ajudam bastante no período da estadia.

Estado do Imóvel

Antes de fechar negócio verifique o estado do imóvel. Imóveis em estado de conservação precário podem gerar despesas inesperadas além de, algumas vezes, causarem riscos para a segurança das pessoas hospedadas, por isso esse é um item de extrema importância.

Valor do condomínio

Caso opte por um apartamento, verifique também se o valor do condomínio não vai pesar nas suas despesas mensais. Procure algo que caiba no seu orçamento. Considere, especialmente, que você possivelmente não estará presente no imóvel com frequência para usufruir dos benefícios de um condomínio completo. Então, uma estrutura completa (e mais onerosa) é realmente necessária para você?

Impostos

Antes de comprar o tão sonhado imóvel na praia também é preciso colocar na ponta do lápis despesas com impostos como, por exemplo, o IPTU.

Contas

Assim como toda casa ou apartamento, a casa na praia terá suas contas de consumo como água, luz, gás que serão novas despesas com as quais você terá que arcar.

Segurança

Os imóveis no litoral geralmente são usados em época de férias e feriados, por esse motivo passam longos períodos desocupados. Assim, é necessário certificar-se de que ele esteja localizado em um lugar seguro. Quando se trata de casas, contratar um caseiro ou diarista pode ser uma boa opção.

Limpeza e manutenção

Também é necessário ter ciência de que precisará contratar uma pessoa ou fazer algumas visitas periódicas no imóvel para limpar, realizar reparos e manutenção.

Proprietário Direto

A Proprietário Direto é uma plataforma que usa tecnologia para revolucionar a forma de fazer negócios no mercado imobiliário. Aqui é possível anunciar seu apartamento, casa ou outro imóvel, negociar direto com o comprador e economizar os 6% da comissão da imobiliária ou corretagem.
Tudo isso de uma maneira fácil, rápida e segura!

Botão Anuncie seu Imóvel - Verde

Veja algumas histórias reais de quem comprou e vendeu pela Proprietário Direto:

 Proprietária recebe visita de comprador interessado apenas 3 dias após cadastrar seu imóvel
 Piloto economiza cerca de R$ 42 mil ao vender apartamento sem intermediação
 Imóvel vendido em apenas um mês pela Proprietário Direto
 Gerente de TI vende imóvel em menos de um mês pela Proprietário Direto
  Apartamento vendido em menos de 1 mês na Praia Grande – SP
Botão "Ninguém negocia o seu imóvel melhor que você" na cor azul.
Compartilhar este post