Menu Principal

O que conferir no imóvel antes de mudar

Por mais que uma casa ou apartamento pareçam o imóvel dos sonhos, antes de assinar o contrato e se mudar é importante verificar se é sonho mesmo ou pesadelo. A engenheira civil Marina Samuel explica quais detalhes devem ser verificados e quais são sinais de alerta para possíveis problemas que o imóvel pode apresentar.


conferir imovel
                                   Fonte da imagem: estadodeminas.lugarcerto.com.br

Hidráulica e vazamento

Um dos problemas mais frequentes, principalmente em apartamentos, é a parte hidráulica. Um alerta em imóveis que apresentam vazamentos são paredes manchadas, existem muitos casos em que o apartamento de cima causa vazamento no de baixo, fique atento! Porém a unidade que você está interessado também pode estar causando isso, então, não só em lugares com paredes manchadas, mas em qualquer imóvel, abra todas as torneiras e chuveiros, dê descarga nos vasos sanitários para identificar se existem vazamentos, também olhe debaixo da pia para ver se está pingando ou não. Outro ponto a ser conferido é a cor da água, se ela sai um pouco avermelhada ou turva, significa que a tubulação é antiga.

Mais uma dica é verificar as áreas molhadas que são: cozinha, banheiro, área de serviço, varanda. Caso o apartamento esteja vazio, jogue um balde com água para conferir se essa água não fica parada, se vai ou não em direção ao ralo.

Se estiver interessado em um apartamento no último andar do prédio suba até a cobertura para verificar se não existem focos em que, por exemplo, a água da chuva fique acumulada, pois isso pode causar infiltrações. Condomínios onde a piscina fica na cobertura também podem apresentar infiltrações nos apartamentos do último andar.

Fiação

A fiação além de causar dores de cabeça também pode ser muito perigosa para os moradores. Para identificar se está tudo certo ou não, abra a caixa de disjuntores e caso esteja com alguma mancha escura ou fio desencapado, isso pode indicar riscos de curto circuito. Também teste todas as lâmpadas e tente testar as tomadas para ver se elas não esquentam muito com algum aparelho conectado, pois um superaquecimento pode até mesmo causar incêndio.

Se for possível, outro teste é ligar todos os aparelhos ao mesmo tempo e verificar se o disjuntor cai ou não, pois no futuro isso pode causar problemas para quem quer instalar um sistema de ar condicionado em casa, por exemplo, que não será suportado naquele imóvel.

Gás

Assim como a fiação, é preciso ter atenção quando se trata do gás, que é muito perigoso podendo causar óbito caso seja inalado em determinada quantidade. Caso o imóvel possua chuveiro a gás, verifique se o aquecedor está localizado em um lugar com ventilação, pois isso está nas normas de segurança. Também verifique a chama desse aquecedor, se está tudo de acordo como deve ser.

Problemas estruturais

Rachaduras podem ser apenas simples problemas na pintura, porém caso essa rachadura possua mais de 1mm em sua espessura, isso pode indicar um problema estrutural da construção. Geralmente esse é um tipo de complicação é mais comum em casas do que em apartamentos.

O que dá para arrumar?

Vazamentos podem ser reparados, porém são reformas que demandam bastante tempo e dinheiro, pois é necessário haver quebras, caso o vazamento seja na parte inferior, também é necessário trocar o piso. E além de trabalhoso, esses reparos fazem muita sujeira!

Esses são problemas mais comuns em prédios e o reparo é sempre de responsabilidade do foco do vazamento. Caso haja um vazamento do apartamento de cima para o seu, é responsabilidade da unidade de cima fazer esse reparo, mas caso seja o seu apartamento que esteja causando um vazamento no de baixo, aí é você quem vai ter que arcar com os custos e as reformas.

Existem também casos em que a responsabilidade é do condomínio. Caso tenha algum vazamento que venha da área externa, é o condomínio que deverá tomar as providências para consertá-lo.

Arrumar a fiação também necessita de quebras no imóvel, pois o conduíte fica embutido na parede. Ou seja, é outro tipo de conserto que causa bastante sujeira e leva um tempo considerável para ser finalizado e uma boa quantia em dinheiro será necessária.

Em caso de rachaduras com mais de 1mm de espessura, a recomendação é não ficar com o imóvel, pois se trata de um problema na estrutura da construção, que até tem conserto, mas é algo extremamente complicado.

Muitas coisas podem parecer meros detalhes, mas podem ser problemas complicados de reparar, por isso, antes de se mudar verifique se está tudo certo com o imóvel para evitar grandes problemas futuramente.

Marina Carvalho Samuel é engenheira civil formada pela Escola Politécnica da USP

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/marina-carvalho-samuel-378a92135/

Vender Apartamento