Menu Principal

O que conferir na hora da negociação de um imóvel

O processo de negociação de um imóvel é muito importante, por isso é preciso ficar atento a vários fatores para conferir se está tudo certo antes de antes de fechar o negócio e se mudar. O mais importante é verificar a documentação tanto do imóvel quanto do proprietário.

documentos

Veja o que você deve conferir na hora da negociação de um imóvel:

Matrícula Atualizada
Peça ao atual proprietário do imóvel uma cópia da Matrícula Atualizada , que é um dos documentos mais importantes onde devem estar citadas as alterações feitas no imóvel,  restrições, se o imóvel tem alguma ação que possa resultar, por exemplo, em penhora.
Esse documento deve ser obtido no Cartório de Registro do imóvel da região onde ele está localizado, que pode ser indicado pelo vendedor. Ele também pode informar o número da matrícula a ser consultada e, caso não tenha esse número, o endereço do imóvel basta.

Certidões
Verifique as Certidões do imóvel: Certidão de Distribuição Cível, Certidão de Nascimento, Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, Certidão Negativa de Débitos Federais de Pessoa Física, e Certidão Negativa de Débitos na Junta Comercial.
Esses documentos devem ser checados para saber se o imóvel está em inventário, por exemplo.

IPTU
Certifique-se com a prefeitura da cidade se o IPTU está em dia. Solicitando o número do contribuinte ao atual proprietário.

Condomínio
Também verifique se não existem dívidas de condomínio.

Idoneidade do Vendedor
Confira a idoneidade do vendedor, se este está inscrito no SPC ou Serasa, de maneira a certificar-se que este imóvel não seja usado como forma de pagamento e possíveis dívidas do proprietário.

Documento de desapropriação
O documento de desapropriação mostra se o imóvel está localizado em áreas com projetos de desapropriação.

Habite-se
O habite-se é um documento emitido pela prefeitura para atestar que o imóvel é habitável, ele não é necessário na negociação, mas é importante que o comprador tenha consciência do que está comprando e, caso compre o imóvel sem o documento, ele mesmo pode se responsabilizar em emiti-lo, de maneira que pode solicitar um desconto no valor do imóvel durante a negociação caso opte por emitir o documento.

Agora você já sabe o que deve conferir durante a negociação de um imóvel.

ProprietárioDireto

A ProprietárioDireto é uma plataforma inovadora que veio para revolucionar a forma como você faz negócios. Aqui você poderá anunciar seu imóvel, receber sugestões de interessados e agendar de visitas de forma rápida e com a pessoa certa.

Anunciar imóvel

 Veja mais casos de sucesso:

Conheça a história do Tiago, que em duas semanas vendeu um imóvel pelo ProprietárioDireto

“Usuário vendeu seu apartamento na Vila Romana em 27 dias”

“A Proprietário Direto é o melhor site de imóveis que já contratei”

“Usuária da ProprietárioDireto vende imóvel em menos de duas semanas”

“Usuário vende seu imóvel em Guarulhos em menos de 3 meses” e

Aluguei o imóvel em quatro dias!