Blog Proprietário Direto
Casa e Decoração

Melhores reformas para apartamentos pequenos

Compartilhar este post

O pouco espaço não é motivo para abrir mão de um apartamento lindo e funcional. Mas para isso, algumas modificações, incluindo pequenas reformas, podem ser necessárias. Neste artigo, o arquiteto Igor Perboni dá dicas de mudanças para otimizar espaços em apartamentos pequenos.

Vender Apartamento

Sala Apartamento
Imagem: internet / Arquiteto dá dicas para valorizar espaços em pequenos imóveis

Para parecer mais espaçoso

Para dar um aspecto mais amplo, fazendo o apartamento parecer maior, pode ser interessante uma expansão sala cozinha. Por ser a sala o ambiente onde os moradores normalmente passam mais tempo, o ideal é que ele realmente mais aberto e confortável.

Ainda falando de expansão, existem as reformas que anexam à sala um espaço muitas vezes pouco utilizado nos apartamentos: as varandas.

A varanda também pode ter outra função, pouco convencional. Ela pode ser fechada e dar lugar para a uma cozinha arejada e moderna.

Cozinha

Cozinha

Quando o assunto é dar a sensação de amplitude aos ambientes, os espelhos são outros grandes aliados, com a vantagem de que não é necessário quebrar nada para tê-los em casa.

Para as reformas citadas acima, é necessário ter uma equipe de profissionais que envolve marceneiro, empreiteiro, eletricista, profissional de hidráulica, pintor, gesseiro, o profissional que instala os pisos. A maioria deles conhecidos e, frequentemente, indicados pelo profissional de Arquitetura responsável pelo projeto.

O tempo de duração dessas reformas pode variar. Se são apartamentos mais novos ou recém-construídos, elas duram, em média, três meses. Em apartamentos mais antigos, onde pode ser necessário realizar quebra e substituição da parte elétrica e hidráulica, essas reformas podem durar até seis meses.

O custo também depende muito do tipo de material utilizado e no investimento do proprietário em detalhes, mas, em média, fica em torno de 20 e 50 mil reais.

Como otimizar o espaço

Outra questão é a funcionalidade. Em apartamentos com um só quarto, como kitnets, por exemplo, onde moram casais sem filhos ou pessoas sozinhas, algumas estratégias simples melhoram – e muito – a utilização do espaço. Uma ideia para otimizar o ambiente é uma estante vazada onde a televisão vira da sala para o quarto. O imóvel, além de funcional, fica moderno. Uma maravilha, né?!

Outra ideia, que ainda não é muito convencional no Brasil, mas que literalmente transforma o ambiente, é um mecanismo que permite à cama ficar acoplada à parede. De noite é quarto, de dia uma sala mais espaçosa, parece até coisa do futuro!

E quando mora mais gente?

Já para os apartamentos pequenos onde moram mais pessoas, o banheiro pode ser o alvo da reforma para que o espaço seja melhor aproveitado. Esse ambiente pode ser dividido em dois, com uma espécie de box fosco, criando um espaço para o vaso sanitário e outro para o chuveiro. Assim, a privada e a pia ficam livres para serem utilizadas por uma pessoa enquanto a outra toma banho, por exemplo. .

Igor Perboni acredita que as reformas deixam o imóvel mais atrativo para a venda, ajudando a agregar valor ao imóvel e a vendê-lo mais rápido. Embora os profissionais sempre queiram passar tranquilidade para o cliente, uma reforma pode causar preocupações. Por isso, um imóvel já reformado pode atrair mais interessados, já que essa não será uma preocupação dos novos moradores tão cedo.

Igor Perboni é arquiteto e atua em São Paulo (SP)

Quer mais dicas? Siga a página de Perboni, @ipeestudio, no Instagram.
Para contato e orçamentos, envie um e-mail para: igor.estudioipe@gmail.com

Vender Apartamento

Compartilhar este post