Menu Principal

Fundos de investimento imobiliário: o que são e como investir

Fundo-investimento-ImobiliarioFundos de investimento imobiliário são fundos que investem em empreendimentos do setor imobiliário, como edifícios comerciais, shopping centers, desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, hospitais, etc. Ou seja, um grupo de investidores que aplicam recursos em negócios do mundo dos imóveis. Dessa maneira o investidor adquire cotas de fundos que detém essas propriedades. Ao se fazer a distribuição dos resultados deste fundo, tem-se o retorno do capital investido. Estes resultados não são predefinidos: a renda do investidor vai depender da valorização ou desvalorização dos papéis do fundo.

Existem três tipos deste investimento: os fundos de investimento em títulos imobiliários, que normalmente têm menos risco de instabilidade; os fundos de renda de aluguel, com risco médio, e que hoje correspondem à maior fatia do mercado; e os fundos de desenvolvimento imobiliário, que ainda são escassos no Brasil. Neste fundo, negocia-se os papéis durante a construção do empreendimento, sendo que o lucro vem da venda do imóvel ao se entregar a obra. Este é o que mais risco também, porém pode ter um retorno alto para o investidor.

** ProprietárioDireto: compra e venda de imóveis sem intermediários. 

Um fator que costuma chamar a atenção para os fundos imobiliários é a questão tributária. Investidores de fundos imobiliários pessoa física são isentos de IR nos dividendos recebidos – paga-se impostos apenas sobre a eventual valorização das cotas destes fundos negociados em Bolsa. Diferente de rendimentos provenientes de aluguéis de imóveis, por exemplos, que são tributados no IR.

Os fundos de investimento imobiliário são uma opção para quem quer um investimento de longo prazo no ramo imobiliário, mas não tem a intenção de comprar um imóvel. Hoje já estão em funcionamento mais de 90 fundos imobiliários no Brasil, com patrimônio total em torno de 6 bilhões de reais. O site fundoimobiliario.com.br fez um levantamento dos 10 fundos mais rentáveis de 2013:

fundo-imobiliario

Como investir em um fundo imobiliário?

Primeiro é preciso se cadastrar em uma corretora. Depois, é hora de escolher o fundo imobiliário. Os seguintes passos são feitos juntamente com a corretora, que auxilia o investidor em relação a compra de ações e lhe informa sobre os custos do investimento, como taxa de corretagem e taxa de administração.

* Com informações de BM&F Bovespa, Fundoimobiliario.com.br