Menu Principal

Dicas para comprar imóvel e ter renda extra

Você está cogitando a compra de um imóvel para alugar? Aqui estão algumas dicas importantes

A estratégia de capitalizar imóveis não é algo recente. Ela existe desde os tempos mais remotos em que pessoas compravam terrenos e loteavam pensando em alugar casas ou pequenas glebas.

Isso vem acontecendo há muito tempo e, hoje, com os imóveis em alta, essa ideia voltou à tona e, muitas pessoas começam a cogitar essa estratégia para capitalizar imóveis e ter uma renda extra.

Em épocas de crise no mercado imobiliário, os investidores muitas vezes acabam investindo seu dinheiro e comprando imóveis hipotecados com um grandes desconto, transformando-os em imóveis para alugar.

Além disso, por outro lado, muitos proprietários também compraram uma segunda casa e alugaram sua primeira propriedade.

Se você faz parte da parcela crescente de pessoas que estão pensando em investir algum dinheiro em imóveis para alugar, temos algumas dicas para você.

#1. Entenda o significado de ser um proprietário

Imóveis residenciais geralmente fornecem 2 possíveis maneiras de obter um retorno sobre seu investimento: quando ele é vendido, supondo que ele valorize, e através do aluguel.

Então, se você optar por comprar um imóvel para um potencial investimento de longo prazo, o objetivo deve ser o de assegurar que a renda cubra o seu custo, além também dos custos de manutenção mensais.

Ao comprar uma casa você terá de levar em consideração o custo dos reparos para que ela fique pronta para alugar.

O mercado imobiliário é um grande investimento, se as pessoas estiverem pagando o aluguel. Se as pessoas não estiverem pagando aluguel, esse é um investimento horrível

Antes de comprar um imóvel, entenda qual será seu papel como proprietário.

Antes de comprar um imóvel, entenda qual será seu papel como proprietário.

#2. Compre em uma área de grande demanda para alugar

Bairros perto de universidades são uma boa opção. Para casas em áreas residenciais, a proximidade de escolas pode ser uma boa opção para famílias morar.

Separe suas procuras por localidades que atraiam potenciais moradores que estejam precisando de imóvel para alugar, para estudantes, solteiros que mudaram recentemente e, áreas para famílias.

Além disso, dependendo da localidade, você precisa estar preparado para competir com outros investidores, muitos deles pagando em dinheiro. E porque muitos exigem atualizações e reparos, esse tipo de investimento vai demandar mais tempo até que você tenha retorno.

Você pode buscar no Proprietário Direto pelo preço de aluguel dos imóveis nas áreas que pretende comprar.

#3. Considere contratar uma empresa de gestão

Você precisa determinar se vai querer fazer tudo sozinho, ou se vai precisar de ajuda na gestão do imóvel.

Se você assumir a responsabilidade, você será obrigado a corrigir quaisquer problemas (torneiras com vazamentos, forno quebrado, etc.) ou encontrar profissionais para fazê-lo.

Você está preparado para fazer tudo isso nos fins de semana ou à noite, ou receber chamadas enquanto você estiver no trabalho, porque o cano estourou e está tudo alagado?

Empresas de gestão de propriedade podem cobrar uma percentagem do valor do aluguel para manter esses percalços sob controle.

#4. Estude os potenciais inquilinos

Agora que você já cuidou dessas questões, vale a penas criar uma política para os futuros inquilinos, pedindo referencias de antigos alugueres, registros de crédito e, calções.

Especialistas também recomendam pedir um depósito equivalente a 1 mês de aluguel, além de um extra se o inquilino tiver animais de estimação.

Isso vai ajudar a cobrir qualquer dano à propriedade e protegê-la se um inquilino se mudar sem pagar o aluguel, ou se decidir se mudar se o aviso prévio de 30 dias.

Além disso, peça para que o inquilino assine a vistoria do imóvel, declarando que ele está em boas condições antes de se mudar. Isso vai ajudar a evitar conflitos sobre quaisquer condições sobre o aluguel do imóvel.

Estude a fundo seus inquilinos para evitar problemas futuros.

Estude a fundo seus inquilinos para evitar problemas futuros.

Esteja amparado pelas leis

Como um proprietário, é importante conhecer as suas responsabilidades exatas perante a lei.

Para isso, ter um advogado de confiança para ajuda-lo nas questões, como contrato de aluguel, ou para aconselhá-lo nas questões pertinentes a aluguel é imprescindível para garantir uma locação segura do imóvel.

Não abra mão disso, nem faça negócios na base da confiança, pois as chances de darem errado são iminentes.

Agora que você já sabe como comprar imóvel para uma renda extra, comece procurando por imóveis em São Paulo no Proprietário Direto.