Pin It

Viver num país tropical como o nosso significa calorzinho a maior parte do tempo. Por isso chega a ser um crime não aproveitarmos o espaço que temos na varanda de um apartamento, seja ela espaçosa, estilo varanda gourmet, ou pequenina, dessas que só cabem uma cadeira, uma mesinha e olhe lá.

A Proprietário Direto selecionou algumas dicas de decoração para varandas de apartamentos: como transformar seu espaço – diminuto ou grandalhão – em um ambiente aconchegante, bonito e usável. Para você passar ali momentos deliciosos, seja lendo um livro ou na companhia de amigos e uma cervejinha gelada.

*** Ideias de decoração para um apartamento pequeno

Defina a função da sua varanda

Mas antes você terá de avaliar o tamanho da varanda e pensar o que você espera dela. Quem tem espaço suficiente para colocar uma mesa com cadeiras, pode fazer uma espécie de varanda gourmet e transformá-la num local de refeições. Perfeita para quem tem uma churrasqueira na varanda, mas não tão perfeita assim pra quem não é muito de churrasco e aproveitaria muito mais uma varanda estilo “sala de estar”, com sofás e mesinhas de apoio. Decida, portanto, se você quer que sua varanda seja um espaço de refeições ou de bate papo, caso não consiga colocar ali as duas coisas.

Atenção nas dimensões dos móveis

Se estamos falando da varanda de um apartamento pequeno, escolher móveis com dimensões reduzidas é o grande segredo para fazer uma decoração estilo “aqui cabe tudo”. Um sofá de dois lugares com encostos e apoios de braço largos pode ocupar até o dobro do espaço de um sofá com a estrutura fina e compacta. Escolha um de dimensão menor e ganhe espaço para colocar ali outros itens. A mesa de centro quadrada pode ser substituída por uma mesinha lateral redonda e menor, que vai servir para apoio de copos ou objetos. Ou então por um puff de espuma rígida, que faz as vezes de banco e mesa, dependendo da necessidade.

Torne o espaço aconchegante

Almofadas, plantas e velas: itens fundamentais para você criar um ambiente aconchegante e bonito na varanda do apartamento. Área externa também comporta quadros, principalmente os pôsters. Se o espaço é pequeno demais para um vaso de chão, a dica é fazer uma visita a uma loja de jardinagem e paisagismo e escolher vasos de flores suspensos, que podem ser fixados na parede. O efeito é lindo!

Varanda pronta? Coloque-a em uso

Se você não está acostumado a passar um tempo na sua varanda, acostume-se a fazer desse espaço um local de uso da casa. Vai receber amigos? Se o clima estiver fresquinho e agradável, acenda as velas na varanda e acomodem-se ali. Só depois que começamos a usá-la percebemos o quanto a varanda de um apartamento é um ambiente versátil e convidativo.

Inspire-se nestas ideias de decoração para varandas de apartamentos:

cadeira-balanco-varanda-apartamento

A cadeira de balanço em madeira rústica é um charme. Por ser suspensa, facilita a limpeza da varanda.

decoracao-varanda-apartamento

Flores, plantas, muito verde: use e abuse para transformar sua varanda em um ambiente aconchegante.

decoracao-varanda-cores-casa

 

Bancada suspensa para uma varanda pequena: ótima ideia para quem não tem espaço para colocar uma mesa.
decoracao-varanda-gourmet-apartamento-cores-casa

Se você tem um apartamento com varanda grande, aproveite ao máximo seu espaço e crie diversos ambientes diferentes: espaço de refeições, sala de visita…

mesa-cadeira-varanda-apartamento-pequenoVarandas pequeninas também comportam decorações bacanas. Uma mesinha, uma cadeira, uma almofada, um tapete e uns vasinhos de flores: pronto!

varanda-apartamento-pequeno-decoracao

Almofadinha, almofadão, puff e futons: deixe sua varanda mais confortável com a ajuda destes itens.

*** Procurando um imóvel para comprar ou alugar? Conheça a ProprietárioDireto ;)

Pin It