Menu Principal

Cuidados ao comprar um imóvel

pd_posts_23out_01_blog

 

Toda compra de imóvel deve envolver planejamento, mesmo que a decisão tenha sido tomada de última hora. Por isso é preciso atenção e cuidado redobrados para não haver problemas tanto burocráticos quanto financeiros no futuro. Confira algumas dicas:

Orçamento

Um dos primeiros obstáculos para quem quer comprar um imóvel é o preço. Como se trata de uma grande quantia, quase sempre o comprador opta por pegar crédito imobiliário. Em todo caso, é preciso balancear o orçamento pessoal ou familiar e dar margens às possíveis oscilações do mercado.

Para que a compra de um imóvel não pese no bolso, é necessário aprender a controlar gastos, pois é uma dívida que dura muito tempo. O indicado é não comprometer mais que 30% dos rendimentos mensais com as parcelas do crédito imobiliário.

Tipo de imóvel

Desde o valor, até a manutenção: tudo pode mudar de acordo com o tipo de imóvel que o comprador procura. Por isso, é de extrema importância que isso seja definido antes de qualquer ação.

Uma boa ideia é colocar todas as necessidades do dia-a-dia no papel e fazer um balanço final: preço máximo de acordo com o orçamento, espaço e bairros, por exemplo. Bem como estabelecer se o ideal é casa ou apartamento, se é uma propriedade usada, nova ou na planta.

Pagamento

Após fazer o orçamento e esboçar as características ideais do imóvel, é necessário saber como o pagamento será feito. Caso o comprador não tenha como pagar à vista, é indicado que ele analise as condições e os tipos de financiamento em mais de um banco e na construtora.

Reservas financeiras devem ser consideradas na compra, já que podem diminuir o valor das parcelas e, consequentemente, deixar o pagamento mensal muito mais leve.

Conheça o vendedor

Saber um pouco mais sobre o histórico e reputação do vendedor, bem como da imobiliária, se houver, é importante para não levar sustos futuros. Em caso de compra direto com o proprietário, é importante pesquisar pelo nome se o mesmo possui alguma ação na justiça.

Pós-compra

Caso tenha feito o financiamento, o proprietário deve pagar o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) à Prefeitura local e as taxas de registro de cartório logo quando as chaves já estiverem em mãos. Após a quitação, o imóvel deve ser regularizado no nome do novo proprietário através do RGI (Registro Geral de Imóveis).

A dica é fazer mais uma reserva de dinheiro para o gasto com encargos burocráticos após a negociação, pois esses gastos podem não ser tão leves.