Menu Principal

Comprar imóvel na planta: as dicas do Procon para não cair em roubada

cartilha-procon-imoveis-plantaComprar imóvel na planta é um investimento interessante que a cada dia reúne mais adeptos, mas é importante fazê-lo de maneira consciente e preparada, pois não deixa de ser uma aposta do consumidor num projeto que ainda está só no papel. Sabendo das dificuldades e maus negócios que acabam surgindo nesse tipo de transação, o Procon-SP lançou uma cartilha com dicas para quem vai comprar imóvel na planta.

*** Quer comprar um imóvel direto com o proprietário? A gente te ajuda.

Detalhes que normalmente deixamos passar

O documento de vinte páginas reúne conselhos simples e de extrema importância para que o comprador do imóvel não seja prejudicado diante de alguns imprevistos, como a falência da construtora responsável pelo imóvel na planta ou descumprimento de prazos na entrega do imóvel, além de alertar para alguns pontos que pouca gente presta atenção na hora de comprar um imóvel na planta. Por exemplo: já te passou pela cabeça verificar a qualidade ambiental do terreno de seu imóvel? Segundo a cartilha do Procon sobre imóveis na planta, é imprescindível saber se o terreno escolhido para a construção do imóvel que está sendo vendido contem contaminação – o que normalmente acontece se aquela área antes foi utilizada por indústrias). Para descobrir essa informação, basta pedir a matrícula do terreno no Cartório, que deve apontar qualquer restrição que existir.

De olho na publicidade

Outro detalhe abordado na cartilha do Procon sobre imóvel na planta é a atenção que deve ser dada à publicidade do empreendimento: “Todo o material utilizado na oferta integra o contrato e obriga o fornecedor, portanto, é imprescindível que o consumidor guarde todo o material de publicidade: folhetos, prospectos, anúncios de jornais, etc. e, se possível, que tire fotos do estande, da maquete e do modelo decorado”. Com esse tipo de precaução, o comprador não cai no conto do vigário e garante que no futuro lhe será entregue exatamente o que está sendo prometido na propaganda.

Além destas dicas, a cartilha do Procon sobre imóvel na planta traz informações úteis, como: a taxa de corretagem ao se comprar um imóvel em um lançamento imobiliário (sabia que o comprador não tem obrigação de pagá-la?), como funciona o financiamento do imóvel na planta ou o reajuste no valor que o imóvel pode sofrer ao longo dos anos.

A Proprietário Direto disponibiliza a versão em PDF da cartilha. Confira:

Cartilha do Procon-SP sobre imóvel na planta em PDF.