Menu Principal

Como ter uma boa convivência entre vizinhos

Nossos vizinhos são pessoas que estão muito presentes em nossas vidas, muitas vezes o vemos mais do que pessoas de nossas próprias famílias, principalmente quando moramos em prédios, onde a proximidade é maior ainda. Dessa maneira, ter um bom relacionamento com eles é fundamental, afinal não é nada agradável ter uma convivência ruim com quem está tão perto.

 

vizinhos

 

Confira algumas dicas de boa convivência entre vizinhos:

Seja Educado
Seja educado com seus vizinhos, cumprimente de maneira cordial sempre que encontrá-los. Uma simples atitude faz com que as pessoas o percebam como alguém simpático. Ninguém gosta de pessoas que vivem sempre de cara fechada e não respondem um “bom dia”.

Seja Gentil
Outra atitude que reforça o sentimento positivo das pessoas em relação às outras é a gentileza. Sempre que possível segure o portão ou a porta do elevador. Também seja uma pessoa agradável quando encontrá-los.

Seja Prestativo
Muitas vezes quando precisamos de ajuda, os vizinhos por estarem tão próximos são as pessoas mais aptas a ajudar. Se um dia for solicitada sua ajuda, procure atender a esse pedido caso esteja ao seu alcance, afinal uma mão lava a outra. Caso não seja possível, mostre-se ao menos interessado na solicitação e dê ideias de como seu vizinho pode resolver o problema.

Respeite os horários de silêncio
Procure não fazer barulhos que incomodem tarde da noite ou de manhã muito cedo, cada um tem seus próprios horários e devemos respeitar quando o outro está descansando. No período entre às 22h e às 8h devemos fazer o máximo para não incomodar, do mesmo jeito que não gostaríamos de ser incomodados.

Respeite o espaço do outro
Respeite o espaço dos seus vizinhos, não pare seu carro na vaga do outro, caso more em prédio, ou na frente do portão do seu vizinho, caso more em casa. Também procure evitar que suas visitas façam isso. Só se aproveite do espaço pertencente ao vizinho, caso ele permita ou ofereça.

Dessa maneira, sua convivência com seus vizinhos será a melhor possível, e isso faz com que o ambiente que você mora seja agradável e gera qualidade de vida.

Agora que você já sabe como ter uma boa convivência com vizinhos, que tal procurar um imóvel em uma vizinhança agradável na ProprietárioDireto?