Menu Principal

Como organizar sua mudança

Mudar de casa ou apartamento gera bastante ansiedade e expectativa. Porém, antes de se estabelecer na nova residência, é preciso organizar a mudança, e quanto mais planejamento e organização, mais fácil se torna esse processo sem gerar nenhuma dor de cabeça com problemas inesperados.

mudanca

 

Confira passo a passo de como organizar sua mudança:

Estabeleça datas
Defina a data da mudança com pelo menos três meses de antecedência. Faça o orçamento e veja a disponibilidade de dias que a empresa de mudança tem. Assim que definir a data verifique se é possível obter folga no trabalho para realizar a mudança.

Separe um tempo para encaixotar
Reserve tempo para encaixotar tudo o que precisa, esse tempo varia de acordo com o tamanho da casa e a quantidade de coisas que possui.

Liste o que vai levar para a nova casa
Faça um levantamento do que vai levar para a nova casa, verificando o espaço que terá disponível na nova residência. Separe itens que não usa mais como roupas e eletrodomésticos, o que não é mais usado e não será útil futuramente pode ser doado ou vendido.

Providencie materiais para empacotar
Verifique se a empresa de mudança fornece materiais para empacotar, caso não forneça providencie caixas, plástico bolha, pinceis atômicos, fita adesiva, etiquetas. Uma dica é escrever a palavra “frágil” nas caixas que contenham objetos que sejam delicados e possam quebrar, também faça setas indicando o lado de cima de baixo das caixas para que elas não sejam transportadas do lado errado.

Utilize caixas pequenas e médias
Prefira caixas de tamanho pequeno ou médio, as grandes podem ficar muito pesadas e se tornarem difíceis de serem carregadas. Também verifique com a empresa de transporte quais móveis precisam ou não ser desmontados, quais deles cabem inteiros dentro do caminhão.

Comece empacotando o que é menos usado

Como se deve começar a encaixotar com antecedência, inicie esse processo pelos itens que são menos usados. Também procure fazer grupos de objetos semelhantes, separe uma caixa para panelas, outra para aparelho de jantar, por exemplo.

Proteja objetos delicados
Proteja objetos delicados como louças, porcelana, cristais e espelhos com plástico bolha, embale esses objetos um a um. Para proteger itens grandes como fogão e geladeira utilize mantas ou cobertores velhos, algumas empresas de mudança fornecem essas mantas, verifique com a contratada por você.

Transferência de serviços para o novo endereço

Uma semana antes de se mudar transfira serviços como telefone, TV por assinatura, internet para o endereço da nova residência. A titularidade do serviço de energia elétrica também deve ser transferida. Não se esqueça de alterar o endereço nas empresas de assinatura de revistas e jornais, e também em bancos e empresas de cartões de crédito.

Separe o que vai precisar usar assim que chegar ao novo endereço
Separe uma mala com roupas e jogos de cama e banho para cada pessoa da família. Também tenha uma caixa com itens de higiene pessoal, objetos de cozinha e alimentos para serem consumidos assim que chegar a casa nova.

Comece a organização por cômodos
Quando chegar à nova casa estabeleça por qual cômodo vai começar a organização, separando um dia para cada cômodo da casa, evite desempacotar tudo de uma vez, pois isso pode gerar confusão e bagunça.

Agora que você já sabe como organizar uma mudança, que tal procurar um imóvel na ProprietárioDireto e começar a planejar sua?