Blog Proprietário Direto
Segurança e Cuidados

Como organizar sua mudança

Compartilhar este post

Mudar de casa ou de apartamento costuma gerar expectativa. Porém, antes de se estabelecer na nova residência, é preciso organizar a mudança. E quanto mais planejamento e organização, mais fácil se torna esse processo.

Caixas de mudança abertas espalhadas em uma sala vazia, com piso de tábua corrida bege claro e janelas de vidro ao fundo
Foto: Internet / Planejar a mudança e separar os itens por tipo facilita na hora de organizar tudo no novo espaço

Confira passo o passo que preparamos para te ajudar a organizar a sua mudança:

Estabeleça datas
Defina a data da mudança com pelo menos três meses de antecedência. Faça o orçamento e veja a disponibilidade de dias que a empresa de mudança e o condomínio de casas ou apartamentos tem. Assim que definir a data, verifique se é possível obter folga no trabalho para realizar a mudança.

Liste o que vai levar para a nova casa
Faça um levantamento do que vai levar efetivamente para a nova casa, verificando o espaço que terá disponível. Separe itens que não usa mais como roupas e eletrodomésticos. O que não é mais usado e não será útil futuramente pode ser doado ou vendido.

Providencie materiais para empacotar
Verifique se a empresa de mudança fornece materiais para empacotar, caso não forneça, providencie caixas, plástico bolha, pinceis atômicos, fita adesiva, etiquetas. Uma dica é escrever a palavra “frágil” nas caixas que contenham objetos que sejam delicados e possam quebrar, também faça setas indicando o lado de cima de baixo das caixas para que elas não sejam transportadas do lado errado.

Utilize caixas pequenas e médias
Prefira caixas de tamanho pequeno ou médio, as grandes podem ficar muito pesadas e se tornarem difíceis de serem carregadas. Também verifique com a empresa de mudança quais móveis precisam ou não ser desmontados para o transporte.

Separe um tempo para encaixotar
Reserve tempo para encaixotar tudo o que precisa, esse tempo varia de acordo com o tamanho da casa e a quantidade de coisas que possui. Algumas empresas de mudança já oferecem este serviço mediante o pagamento de uma taxa. Também é interessante colocar rótulos nas caixas para encontrar as coisas com facilidade na hora da desmontagem na nova morada.

Comece empacotando o que é menos usado

Como se deve começar a encaixotar com antecedência, inicie esse processo pelos itens menos usados, que não farão falta no dia a dia enquanto você estiver no imóvel atual. Também procure fazer grupos de objetos semelhantes, separe uma caixa para panelas, outra para o aparelho de jantar, por exemplo.

Proteja objetos delicados
Proteja objetos delicados como louças, porcelana, cristais e espelhos com plástico bolha, embale esses objetos um a um. Para proteger itens grandes como fogão e geladeira utilize mantas ou cobertores velhos, algumas empresas de mudança fornecem essas mantas, verifique com a contratada por você.

Transferência de serviços para o novo endereço

Uma semana antes de se mudar, transfira serviços como telefone, TV por assinatura, internet para o endereço da nova residência. A titularidade do serviço de energia elétrica também deve ser transferida. Não se esqueça de alterar o endereço nas empresas de assinatura de revistas e jornais, e também em bancos e empresas de cartões de crédito. É interessante deixar um contato com um vizinho ou porteiro de confiança para guardar correspondências que cheguem posteriormente para você.

Separe o que vai precisar usar assim que chegar ao novo endereço
Separe uma mala com roupas e jogos de cama e banho para cada pessoa da família. Também tenha uma caixa com itens de higiene pessoal, objetos de cozinha e alimentos para serem consumidos assim que chegar a casa nova.

Comece a organização por cômodos
Quando chegar à nova casa estabeleça por qual cômodo vai começar a organização, separando um dia para cada cômodo da casa.  Evite desempacotar tudo de uma vez, pois isso pode gerar confusão e bagunça.

Agora que você já sabe como organizar uma mudança, que tal procurar um imóvel na Proprietário Direto e começar a planejar sua?

Compartilhar este post