Menu Principal

Como economizar 6% do valor do imóvel durante a venda

Você sabia que pode estar desperdiçando aproximadamente 30 mil reais na venda do seu imóvel? Veja como economizar esse dinheiro

A transação imobiliária pode assustar os desavisados. Afinal, a compra e venda de imóveis inclui despesas com advogados, despachantes e, quando feita através e imobiliária, até mesmo com corretores.

Sem essas taxas, o imóvel ficaria mais lucrativo para o vendedor e ele poderia até conceder um desconto para o comprador interessado, já que as despesas seriam menores.

Ao contrário que muitos pensam, a venda do imóvel pode ser realizada sem a ajuda de intermediários.

Muitas pessoas acreditam que o corretor imobiliário é imprescindível para comprar um imóvel. Mas isso não é verdade.

A participação do corretor imobiliário é totalmente desnecessária, uma vez que não é ilegal comprar nem vender imóveis sem a sua participação. O proprietário pode vender sozinho e fazer uma grande economia, sem precisar pagar comissionamento de corretores.

Muitas pessoas pensam que a transação comercial imobiliária precisa da participação do corretor. Mas é totalmente permitida e legalizada a compra e venda diretamente entre proprietário e comprador.

Para isso, antes de anunciar o seu imóvel, tenha o preço de venda definido. Lembre-se que, vendendo sem o corretor você estará economizando 6% do valor do imóvel.

Esse valor pode servir como margem de negociação junto ao vendedor, dependendo da oferta, ou um lucro maior na venda.

É um valor que o vendedor não precisa desperdiçar.

Faça uma pesquisa dos imóveis à venda em sua região e saiba por quanto as pessoas estão vendendo casas e apartamentos com características semelhantes ao seu.

Dito isso, você já tem uma referência do valor estimado do seu imóvel e pode anuncia-lo por conta própria.

Ao vender seu imóvel direto ao comprador você pode economizar um bom dinheiro.

Ao vender seu imóvel direto ao comprador você pode economizar um bom dinheiro.

Como funciona na prática

Depois de fazer a sua pesquisa, digamos que descobriu que seu imóvel vale aproximadamente 500 mil reais.

Ao anunciá-lo por conta própria, e dispensar o corretor de imóveis, que é um intermediário opcional na transação imobiliária, o vendedor estará fazendo uma economia no valor de 6% do seu imóvel.

Portanto, 6% do valor do imóvel (R$ 500 mil) representa uma economia no valor de 30 mil reais.

Ao vender o seu imóvel diretamente para o comprador, o vendedor pode economizar 30 mil reais, sem precisar aumentar o preço do imóvel, muito menos dispensar outros profissionais que são imprescindíveis na transação imobiliário, como o advogado.

Dessa maneira, resumidamente sem precisar aumentar o preço do imóvel, o vendedor pode conseguir uma bela economia.

O corretor imobiliário, durante a venda, só faz a intermediação imobiliária entre vendedor e comprador (apresentar as partes, levar o comprador para visitar o imóvel, negociar valores e outros detalhes), que o vendedor pode fazer sozinho.

Além disso, com as tecnologias disponíveis no mercado hoje, pagar 30 mil reais apenas por esses serviços é totalmente desnecessário e um desperdício de dinheiro.

Por muito menos é possível anunciar o seu imóvel no Proprietário Direto, uma plataforma para aproximação entre compradores e vendedores que irá permitir uma redução de tempo e custos no processo de venda de imóveis.

Para isso, tudo o que você precisa fazer é se cadastrar e anunciar o seu imóvel. Hoje, a tecnologia vem aproximando as pessoas e diminuindo custos abusivos e surpreendentes nas transações.

Portanto, se você quer economizar em média 30 mil reais na venda do seu imóvel, dispense o corretor e venha fazer parte da Proprietário Direto.