Blog Proprietário Direto
Direto com o Proprietário

Como comprar um imóvel sem corretor

Compartilhar este post

Comprar um imóvel sem o corretor é possível e pode até sair mais barato. Mas é preciso ter cuidado em dobro, já que o papel do profissional é cuidar da parte burocrática da transação

Botão Anuncie seu Imóvel - Verde

É difícil imaginar comprar ou vender um imóvel sem o auxílio de corretor ou imobiliária. Mas não só é possível, como pode ser mais rentável. Além da economia da taxa de 6%, geralmente cobrada pelo profissional, o comprador pode pechinchar o preço junto ao vendedor e até oferecer uma permuta. Por exemplo, oferecer o carro e mais determinada quantia em dinheiro em troca do imóvel.

Tudo isso pode ser feito com contratos específicos, assim, tudo fica registrado e dentro da lei e ninguém é lesado. Como o trabalho do corretor é fazer o meio de campo entre o comprador e o vendedor, ele pode ser dispensável se as partes já estabeleceram contato, seja pessoalmente ou pelas famosas placas de vende-se posicionadas nas fachadas dos prédios.

Negociações sem corretor precisam de atenção redobrada

Numa compra de imóveis sem o corretor, no entanto, as duas partes têm que ter atenção redobrada. É que um dos trabalhos do corretor é examinar os documentos do vendedor, do comprador e do imóvel, bem como as certidões necessárias para que o processo de transferência de posse ocorra sem sustos. Além de examinar os documentos, o corretor alerta as partes caso haja algum problema, explica o advogado Gustavo Kloh, doutor em Direito e professor da Fundação Getúlio Vargas.

O vendedor e, principalmente o comprador devem se certificar de que todos os documentos foram expedidos e são legítimos (veja aqui nosso guia com dicas de venda de imóveis). Os documentos irão apontar a presença de dívidas e, mais importante, se quem está vendendo é o verdadeiro dono do imóvel. Isso é visto na certidão de registro de imóveis, finaliza Kloh.

A desvantagem de dispensar um corretor na hora da compra de um imóvel é ter que analisar a papelada sozinho e não ter a quem pedir para buscar um imóvel com atributos arquitetônicos similares e mesma faixa de preço.

Proprietário Direto

A Proprietário Direto é uma plataforma que usa tecnologia para revolucionar a forma de fazer negócios no mercado imobiliário. Aqui é possível anunciar seu apartamento, casa ou outro imóvel, negociar direto com o comprador e economizar os 6% da comissão da imobiliária ou corretagem.
Tudo isso de uma maneira fácil, rápida e segura!

Botão Anuncie seu Imóvel - Verde

Veja algumas histórias reais de quem comprou e vendeu pela Proprietário Direto:

 Proprietária vende seu segundo imóvel através da Proprietário Direto
 Nancy comprou seu imóvel em 1 semana negociando diretamente
 Proprietário vende imóvel diretamente em 3 meses e economiza R$ 24 mil
 Imóvel vendido em apenas um mês pela Proprietário Direto
 Piloto economiza cerca de R$ 42 mil ao vender apartamento sem intermediação
Botão "Ninguém negocia o seu imóvel melhor que você" na cor azul.
Compartilhar este post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *