Menu Principal

Cinco dicas para escolher o apartamento dos sonhos

pd_posts_04set_blog

Comprar um apartamento é um momento muito importante. O problema é que, durante o processo de compra, muitas pessoas ficam extremamente ansiosas e acabam se esquecendo que aquele é um investimento a longo prazo, que exige planejamento, seriedade e alguns cuidados especiais.

Se você está atravessando essa fase tão especial e é comprador de primeira viagem, confira algumas dicas básicas que vão te ajudar a escolher o apartamento ideal para você e para sua família.

Dica 1-  O que você precisa?

Antes de tudo é preciso analisar alguns fatores: Qual o modo de vida atual e futuro? O apartamento precisa ter quantos dormitórios? Pretende morar próximo ao trabalho? Quais características são fundamentais em um bairro? Área de lazer é importante?

Respondendo a essas perguntas básicas e chegando à conclusão de quais são as reais necessidades e vontades em relação ao imóvel, já é possível iniciar uma triagem e saber qual tipo de apartamento procurar.

Dica 2 – Será que meu orçamento comporta?

Para saber se o seu orçamento irá comportar a compra do apartamento desejado é preciso montar um planejamento financeiro. Crie uma planilha, coloque todos os gastos (não se esqueça de incluir as despesas com cartório e condomínio) e analise se as parcelas cabem em sua realidade financeira.

Escolha um imóvel que esteja dentro das suas possibilidades. Fazendo isso, você evita transformar o sonho do apartamento ideal em um grande pesadelo.

Dica 3 – É importante levar em consideração o andar do apartamento?

Geralmente, ao escolher um apartamento, as pessoas levam a vista em consideração. Sendo assim, os imóveis localizados em andares mais altos são os mais procurados e, consequentemente, mais valorizados.

Dica 4 – Encontrei o apartamento ideal. E agora?

Chegou um dos momentos mais importantes. Veja se você se sente bem no apartamento, se ele é arejado e se recebe claridade natural.

Aproveite para verificar se o imóvel está em boas condições ou precisa de reparos. Faça uma inspeção detalhada para que nenhum problema acabe passando e se transformando em uma grande dor de cabeça no futuro.

Dica 5 – Conhecer um pouco mais sobre o condomínio e a região também é importante.

Não se esqueça de verificar todas as áreas que fazem parte do condomínio e tenha certeza de que ele atende as necessidades da sua família. Questões como garagem, área de lazer e segurança devem ser sempre levadas em consideração. Elas aumentam a qualidade de vida do morador e valorizam ainda mais o imóvel.

Aproveite para se informar um pouco mais sobre a região onde está localizado o prédio. Verifique se o bairro oferece toda a infraestrutura esperada – como comércios, meios de transportes, hospitais e escolas – e se costuma apresentar alguns problemas – trânsito excessivo, enchentes ou se é um local barulhento.

Quer conhecer alguns apartamentos incríveis? Acesse o site Proprietário Direto e veja os imóveis disponíveis.