Blog Proprietário Direto
Direto com o Proprietário

Casa ou apartamento? Confira as vantagens e desvantagens de cada um e escolha o que combina mais com você!

Compartilhar este post

Morar em casa ou apartamento?

Uma grande dúvida de muitas pessoas que vão adquirir um imóvel residencial é sobre a escolha entre casa ou apartamento. A proposta deste artigo é apresentar as vantagens e desvantagens de cada um deles, a fim de que você leitor, decida qual é a melhor opção de acordo com a sua realidade.

Segurança

A questão da segurança não pode ser considerada como ponto crítico e decisivo para aqueles que moram no interior, porém, para quem reside na capital ou nas grandes cidades, certamente é um ponto de grande influência na hora de escolher o imóvel. Para considerar uma casa segura, teríamos que pensar em sistemas de proteção com alarmes e câmeras, que fossem monitorados por empresas especializadas.

Já no caso do apartamento, por ter uma portaria, normalmente vigiada por um funcionário, e pela presença de outros moradores no mesmo condomínio, o risco de ser acometido por roubos ou atos de violência urbana é consideravelmente menor.

Esse aspecto fica bastante evidente na hora em que o proprietário precisa viajar, por exemplo. Quem mora em apartamento viaja com mais tranquilidade, já aqueles que possuem uma casa geralmente necessitam de alguém que vigie seu lar, caso contrário correrá riscos durante sua ausência.

Espaço

Por mais amplo que um apartamento seja, na maioria das vezes sempre ficará em desvantagem em relação às casas. Muitas pessoas se acostumam a ter um quintal espaçoso, o que não é possível em um apartamento, uma vez que os espaços externos são compartilhados com outros moradores. A questão de espaço, no entanto, pode ser um problema se a família for desorganizada. Os apartamentos, por serem mais compactos tendem a ficar mais organizados do que as casas.

Possibilidades de ampliação

Quando se possui uma casa, existem grandes possibilidades de ampliação, tendo em vista que o espaço exterior permite que o morador projete reformas de acordo com a sua necessidade. Outros cômodos poderão ser construídos na parte superior do imóvel, inclusive. Em um apartamento, leva vantagem apenas quem ocupa o último andar, quando lhe é permitido construir no terraço.

Privacidade

Se a sua prioridade é ter privacidade, talvez comprar um apartamento não seja a melhor opção para você. A proximidade dos imóveis impede muitas vezes o morador de ter momentos de concentração ou até mesmo de paz, conforme a vizinhança que o cerca.

Existem regras em todos os condomínios, mas a sensação de sempre ter alguém observando suas atitudes ou ouvindo suas conversas é bem diferente de quando se mora em uma casa. Ao contrário, quando temos a sorte de encontrar um grupo de vizinhos que se tornam amigos, haverá um estímulo à uma vida social mais intensa.

Não podemos afirmar que morar em uma casa seja melhor do que em um apartamento. Essa realidade deverá ser avaliada de acordo com o perfil do morador, ou dos moradores. O importante é que todos os aspectos sejam considerados para que ao adquirir um imóvel você tome a decisão correta.

Na sua opinião, qual é a melhor opção, casa ou apartamento? Comente aqui e não deixe de conferir as melhores opções de casa e apartamento do mercado no site da Proprietário Direto.

Compartilhar este post