Menu Principal

Carnê Leão sobre aluguel de imóveis

Proprietários que alugam seus imóveis para pessoas físicas devem observar se existe a necessidade de recolher imposto sobre o recebimento desses aluguéis. Por isso devem verificar a tabela do Imposto de Renda vigente no mês do recebimento e caso exceda o limite esse imposto,chamado de Carnê Leão, deve ser recolhido até o último dia útil do mês subsequente ao do recebimento dos valores correspondente aos aluguéis.

carneleao                   Fonte Imagem: http://www.folhabv.com.br/

O pagamento relativo ao Carnê Leão é calculado mediante a aplicação da tabela progressiva mensal vigente no mês do recebimento do rendimento. Para saber se existe a obrigatoriedade do recolhimento consulte a tabela na página da Receita Federal do Brasil, e caso esteja obrigado baixe o programa do Carnê Leão.

O recolhimento do imposto é obrigatório quando o valor do aluguel é superior ao limite da tabela do mês, é importante que a pessoa não deixe para realizar esse recolhimento no período da entrega da declaração do Imposto de Renda, pois estará sujeito à multa e juros. Na última tabela vigente o valor para recolhimento desse imposto era para recebimentos acima de R$ 1903, 98.

O programa Carnê Leão faz o cálculo do imposto devido aplicando as deduções informadas e gera o DARF para pagamento. No ano seguinte a pessoa pode exportar essas informações diretamente para a declaração do Imposto de Renda.

Caso a pessoa tenha mais de um imóvel alugado, o Carnê Leão é calculado sobre a soma de todos os aluguéis recebidos de pessoas físicas no mês. Porém, se forem imóveis alugados para pessoa jurídica a mesma estará encarregada de fazer o recolhimento do imposto caso necessário.

Se você possui um ou mais imóveis alugados para pessoas físicas, fique atento à obrigatoriedade e aos prazos de recolhimento. Na dúvida, baixe o programa do Carnê Leão e faça uma simulação.

E aí, que tal anunciar o aluguel do seu imóvel na ProprietárioDireto?

Vender Apartamento