Menu Principal

5 dicas para negociar um bom desconto na compra de um imóvel

pd_site_16set_v1

Comprar o tão sonhado imóvel não é tarefa fácil. Nem sempre o preço da casa idealizada conversa com o orçamento reservado à compra. Entretanto, na maioria das vezes, o valor do imóvel é mais alto do que o combinado no momento da venda, pois há sempre a possibilidade do comprador conseguir um desconto.

Mas como conseguir convencer o vendedor a abaixar o preço do imóvel? A abordagem certa pode ser sua aliada no momento de dar aquela “chorada”. Confira cinco dicas para negociar o valor da casa:

1. Pesquise o valor justo do imóvel

Saber o valor “real” da casa pela qual há interesse é essencial para saber qual o desconto adequado a ser pedido. Geralmente os vendedores valorizam pelo menos em 5% o imóvel no anúncio e, quando contatam um potencial comprador, dão margem à negociação. Mas atenção: as habitações que possuem preços de acordo com o mercado, baseados na região e espaços similares, podem não negociar desconto.

2. Quanto maior a entrada, maior o poder de negociação

É claro que nem todo mundo tem dinheiro para pagar um imóvel à vista. Mesmo assim, é importante que o comprador tenha uma reserva financeira para dar de entrada e, desta forma, ter maior poder de negociação na hora de adquirir uma casa. É possível reduzir o número de parcelas ou reduzir o seu valor, o que pode aliviar bastante as contas do mês.

 3. Precisa de reforma?

O comprador precisa conhecer o imóvel que está adquirindo e saber se a manutenção está em dia. Um especialista em construções pode ser um aliado de quem quer negociar desconto, além de evitar futuros transtornos e gastos com a reforma da casa. Caso a reforma seja necessária, o desconto pode ser requerido pelos gastos que o comprador terá após fechar negócio.

4. Tenha sempre uma contraproposta

Todo proprietário de imóvel sabe que a probabilidade do comprador barganhar o preço é muito grande. Por isso, existe o padrão de 5% de desconto, já bem conhecido no mercado. Na hora da negociação, normalmente o vendedor já espera que o cliente peça a redução do preço, então não há porque hesitar. Com a grande concorrência de imóveis que ronda o mercado atualmente, há uma boa chance de chegar a uma queda ainda maior no valor.

5. Analise a situação do vendedor

Se o comprador puder analisar os parâmetros nos quais o vendedor se encaixa em relação ao mercado imobiliário e descobrir quais os motivos da venda do imóvel, ele poderá usar isso a seu favor. O proprietário pode estar com pressa de vender ou precisar capitalizar os lucros para novos investimentos, por exemplo, e estar mais disposto a negociar o valor anunciado inicialmente.