Blog Proprietário Direto
Negociação de Imóveis

Você sabe o que é BATNA? Use a técnica e tenha sucesso na venda do seu imóvel

Compartilhar este post
Mulher, sentada em frente a um laptop, sorrindo, conversando com um casal que está do outro lado da mesa
Foto: internet / BATNA une argumentação e inteligência emocional na hora de negociar um imóvel

No processo de venda de um imóvel, quem vende e quem deseja comprar se comporta de maneira a tentar minimizar suas perdas. Para alinhar expectativas e colocar limites saudáveis para ambos os lados durante uma negociação, usar a BATNA pode ser uma boa alternativa.

Sigla de Best Alternative To a Negotiated Agreement (Melhor Alternativa Para um Acordo Negociado), a BATNA é uma técnica que consiste em definir os termos de uma negociação, sempre alinhando-os com os objetivos de cada parte.

Veja algumas perguntas a serem feitas antes de negociar, elaboradas e publicadas no site do Sebrae, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, com base na BATNA:

– Quais alternativas eu tenho?

– O que não pode ser negociado?

– Há a possibilidade de ceder?

– O que é primordial conseguir com o outro lado?

– Como a outra pessoa possivelmente responderá as mesmas questões?

Um exemplo simples: após uma breve negociação, João fecha o valor de venda de sua casa em R$ 100 mil. No entanto, o BATNA de Maria, que está interessada no imóvel, é R$ 90 mil. Há um desacordo. A partir disso, cada lado terá que convencer o outro de que o seu valor é mais justo e apresentar argumentos que fortaleçam esta tese.

Um dos melhores argumentos de venda é sempre a qualidade do seu imóvel. Por isso, é preciso conhecer bem as vantagens de sua casa ou apartamento e caprichar no anúncio na nossa plataforma. Aplique agora mesmo os princípios BATNA e tenha sucesso na venda do seu imóvel pela Proprietário Direto.

Compartilhar este post