Menu Principal

5 dicas de negociação para quem está pensando em comprar um imóvel

Está pensando em comprar imóvel? Aqui estão algumas dicas de negociação que você não pode esquecer

A tarefa de comprar um imóvel nem sempre é das mais fáceis. Afinal, além de se planejar para saber se você está pronto para partir para a compra, a negociação pode ser um bicho de 7 cabeças para muitas pessoas.

Durante a compra de um imóvel a negociação será imprescindível. Afinal, todos os envolvidos querem chegar no melhor acordo possível para a sua parte.

No livro Freakonomics – o lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta, os autores Steven D. Levitt e Stephen J. Dubner escreveram um fato curioso: casas que estão à venda por corretores imobiliários tendem a ser vendidas por um preço mais baixo do que quem vende diretamente.

Segundo eles, isso pode ser explicado porque os corretores – pensando em suas comissões – acabam convencendo o proprietário a aceitarem a primeira oferta.

Verdades ou mentiras à parte, para chegar ao melhor preço – seja para o comprador, seja para o vendedor – é preciso saber conversar e, antes de mais nada, entender as razões por trás das ações de cada parte.

Por isso, se você quer ter certeza do melhor negócio, selecionamos 5 dicas de negociação para quem está pensando em compara um imóvel, para que você esteja preparado quando esse momento chegar.

Está pensando em comprar imóvel? Separamos algumas dicas de negociação pra você.

Está pensando em comprar imóvel? Separamos algumas dicas de negociação pra você.

#1. Tenha outras opções

Sempre que você estiver pensando em fazer uma oferta em uma propriedade não se esqueça de ter um “plano B” se você não chegar a um acordo.

Essa é uma peça essencial para o sucesso da negociação. Com cuidado, deixe o vendedor saber que você tem outras opções (ou seja, “outras propriedades” em vista).

Dessa maneira, você terá uma defesa forte para argumentar com o argumento favorito de qualquer vendedor: a afirmativa de que têm um outro comprador em vista.

#2. Mantenha suas cartas próximas de você

O básico de negociação nos ensina a nunca revelar a nossa posição. Muito simples na teoria, mas no calor da ação e uma vez que os nossos sentimentos pelo imóvel já apareceram, a adrenalina está correndo e deixar que a outra parte saiba o que você está pensando é muito fácil.

Por isso, proteja sua posição e, não deixe que a sua empolgação e estado de espírito falem mais alto.

Muitas vezes o proprietário pode acreditar ter uma vantagem sobre você, se descobrir que você se interessou demais pelo imóvel.

#3 Descubra o máximo que puder sobre as circunstâncias do vendedor

Quanto mais você conhecer sobre as razões de venda, as necessidades e desejos dos vendedores, mais fácil será negociar um contrato a seu favor.

Aqui estão algumas perguntas que você pode fazer, e que serão úteis no processo de negociação:

  • Por que você quer vender o imóvel? O motivo da venda pode ser um divórcio, o nascimento de filhos, ou por estarem interessados em outra região, por exemplo.
  • Quem estabeleceu o valor mínimo de venda?
  • Existem vendas recentes, de imóveis parecidos ou na mesma região, que justificam o preço da propriedade?
  • Quanto tempo faz que a propriedade está no mercado? Quanto mais tempo o imóvel está a venda, mais desanimados estão os vendedores.
  • Existem outras ofertas?
  • E cima do valor inicial, já houve alguma redução no valor?

#4. Compare propriedades compatíveis ​​

Faça sua pesquisa de mercado para saber algum imóvel já foi vendido nos últimos 3 a 6 meses com uma oferta compatível a sua, no mesmo bairro ou região que você está negociando.

Depois de saber quais os valores que estão sendo pagos por propriedades semelhantes, você pode identificar o valor e fortalecer a sua posição na negociação, certificando-se que está tendo a melhor oferta possível.

Nunca compre um imóvel sem antes fazer uma pesquisa de preços adequada.

Nunca compre um imóvel sem antes fazer uma pesquisa de preços adequada.

#5 Deixe seu ego na porta

Finalmente você quer comprar a casa e os vendedores querem vendê-la para você. Se você encontrar uma casa que você gosta e está convencido de que o é compatível com o mercado, e está dentro do seu orçamento, não deixe que a negociação por conta de centenas de reais atrapalhe seu caminho.

Podemos ver muitos compradores empenhados no jogo da negociação que acabam perdendo a oportunidade de comprar a casa dos sonhos, porque querem sair ganhando um grande desconto.

Se você for orgulhosos demais durante as negociações, pode acabar sendo prejudicado. Portanto, não se esqueça de ser realista. Será que você realmente quer perder a casa apenas para ganhar o jogo?

Nunca pense na negociação como um jogo

Apesar da negociação ser muito importante durante a compra de um imóvel, você não pode pensar nela como um jogo em que alguém precisa sair ganhando enquanto outro perde.

A negociação é apenas uma maneira de igualar o jogo e tornar a equação boa para todas as partes. Você não vai encontrar um belo imóvel a preço de banana, mas também não pode – nem deve – pagar demais por ele.

É justamente nesse momento que entra a negociação, para tornar a equação proveitosa para todos os lados. Quando as 2 partes saem ganhando é que os bons negócios acontecem.

Com essas dicas em mente, você já está pronto para negociar seu imóvel. E nós separamos algumas dicas de imóveis em São Paulo para ajudar você a fazer um ótimo negócio.