Blog Proprietário Direto
Casa e Decoração

5 conselhos importantes ao contratar um empreiteiro para a reforma de seu apartamento

Compartilhar este post

Reforma de apartamento pode ser um estresse, principalmente se você contrata o profissional errado para executar a obra. Listamos abaixo alguns conselhos importantes para que sua reforma não seja um estresse e você consiga contratar um excelente empreiteiro para tocar sua obra.

Tenha em mãos diferentes orçamentos e opções

Quando contratamos um empreiteiro para reformas, normalmente buscamos indicações de amigos e conhecidos que tiveram uma boa experiência com determinado profissional. Essa é sempre uma boa saída, mas é importante você buscar ainda outros orçamentos, de preferência dos profissionais ou empresas mais conceituados do mercado – ainda que o orçamento destes estejam longe de suas possibilidades. Com a proposta de um expert do mercado, você terá em mãos algo para se basear quando for negociar com o profissional cujo valor se ajuste a seu orçamento.

Fique atento aos sinais

Ao escolher um empreiteiro para fazer a reforma de seu apartamento, atente aos sinais que mostram se ele é um bom profissional antes de contratá-lo. Se é difícil que ele atenda ao celular, e mais ainda que retorne uma ligação sua; se ele marca uma visita ao local e não aparece, se ele desde o começo fornece informações imprecisas ou contraditórias, seja relacionada a preço, prazo ou detalhes da obra: atenção, estes são sinais de que você pode ter problemas com este profissional ao longo da reforma de seu apartamento.

Exigências antes de se fechar o contrato

Todas as exigências a respeito da obra e da reforma devem ser feitas antes de se fechar o negócio com o empreiteiro, e de preferência que todos os pontos acordados estejam registrados em um e-mail ou contrato de prestação de serviços. Fazer reforma é, na maioria dos casos, uma grande dor de cabeça, que pode se tornar ainda maior caso o profissional contratado para executá-lo não esteja bem consciente de suas expectativas.

Não espere perfeição, espere qualidade

Tudo o que diz respeito à reforma envolve um trabalho humano, e não de maquinas. Isso significa que imperfeições podem surgir, e não devem ser vistas como grandes problemas – desde que elas não comprometem a qualidade do resultado.

Acompanhe a obra

É a parte mais difícil, principalmente se você trabalha o dia todo. Mas é muito importante ter uma pessoa disponível para acompanhar a obra diariamente. Pode ser um primo, amigo, tio, avô ou até mesmo um arquiteto contratado por hora. Mas ter alguém que acompanhe o andamento da reforma faz diminui o risco de eventuais surpresas ao longo do curso, como aumento dos custos.

Reformou seu apartamento e quer colocá-lo à venda ou para alugar?
** Negocie seu imóvel sem intermediários na Proprietário Direto!

Compartilhar este post